Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo
voltar

A Bioimagem funciona como estrutura de apoio e de acompanhamento à investigação feita com Microscopia Óptica no iMM. Para além da gestão e manutenção de modernos sistemas de microscopia, a unidade disponibiliza a cientistas e visitantes do iMM um elevado grau de conhecimento científico e experiência na utilização da microscopia óptica em investigação.


Oferecemos apoio técnico desde o planeamento de projectos à apresentação de dados, passando pela escolha de reagentes e equipamento, análise de resultados experimentais e processamento de imagem.


Em conjunto com a formação contínua de novos utilizadores, organizamos cursos regulares de introdução às mais recentes técnicas de microscopia, promovendo a interacção e colaboração entre os utilizadores de microscopia do iMM.

 
Mais Informação:
Bioimaging Wiki (em inglês)

Sistemas


Os sistemas de Bioimagem estão disponíveis 7 dias por semana e 24h por dia no sistema de reservas online para investigadores que tenham recebido formação. A formação é obrigatória mesmo para utilizadores que tenham experiência prévia em microscopia.


Microscópios Confocais de Aquisição Rápida
  • 3i Marianas SDC - microscópio invertido confocal spinning disk com platina motorizada, piezo e EM-CCD
  • Zeiss Cell Observer SD - microscópio invertido confocal spinning disk com platina motorizada, piezo, Definite Focus e EM-CCD

Microscópios Confocais
  • Zeiss LSM 880 - microscópio invertido confocal com detetor Airyscan, Definite Focus, platina motorizada e incubadora de grandes dimensões
  • Zeiss LSM 710 - microscópio invertido confocal com incubadora de grandes dimensões

Microscópio multi-fotão

Microscópios de Fluorescência de Plano de Luz
  • Zeiss Lightsheet Z1 - microscópio lightsheet preparado para aquisição de imagens de amostras aquosas ou transparentizadas (clearing)

Microscópios de Fluorescência de Campo Largo
  • Zeiss Cell Observer - microscópio invertido widefield motorizado equipado com Definite Focus, platina motorizada e incubadora de grandes dimensões
  • Zeiss Axiovert 200M - microscópio invertido widefield motorizado equipado com platina motorizada e incubadora de pequenas dimensões
  • Leica DM5000B - microscópio vertical widefield automatizado

Lupas de Fluorescência

Microscópios de Campo Claro

Outros Sistemas
  • IVIS Lumina - sistema de aquisição de imagem bioluminescente / fluorescente
Estações de Trabalho
  • Brainstorm - SVI Huygens Deconvolution Server
  • Big Guy - Análise e Processamento de Imagem
  • Colossus - Análise e Processamento de Imagem

Preços


O uso dos sistemas de microscopia é cobrado de acordo com as reservas de utilização. A marcação online de reservas é obrigatória para cada sessão de utilização, podendo ser cancelada até à hora de início da sessão. Sessões marcadas que não tenham sido utilizadas serão cobradas por inteiro.


Como aceder ao serviço

Todos os novos utilizadores devem entrar em contacto com o Serviço de Bioimagem (imm-bioimaging@medicina.ulisboa.pt) para receber formação num sistema específico e conhecer as regras de utilização.

A formação é obrigatória também para utilizadores que tenham experiência prévia em microscopia. Só após a formação poderão os investigadores ter acesso ao sistema de reservas online e aos microscópios.

Equipa

Diretores de serviço:
Technician:
Aida Lima dos Santos
aidalima@medicina.ulisboa.pt

Senior Technician:
António Temudo
atemudo@medicina.ulisboa.pt