Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo
voltar

Mensagem da Direção

Ao longo dos últimos anos, o iMM tornou-se um local onde investigadores e apoiantes da investigação, clínicos e estudantes de todo o mundo se sentem bem-vindos e em casa. Juntos, criamos uma cultura de excelência, inovação, rigor e colaboração que nos tem ajudado a enfrentar alguns dos maiores desafios das ciências da vida, da saúde e da doença.

Estamos entusiasmados por poder dizer que 2022 foi um ano notável para a comunidade do iMM. Após alguns anos sombrios (devido à COVID-19), 2022 foi recebido com grande entusiasmo pelos membros do iMM. Os laboratórios voltaram a estar agitados, as máscaras foram retiradas, as interações sociais foram retomadas, a cafetaria (re)abriu as suas portas... e, acima de tudo, a ciência prosperou com muitas descobertas.

Entre alguns dos avanços destacados adiante, a equipa do Sérgio de Almeida identificou um novo mecanismo que regula a expressão genética nas células, crucial para definir o tipo e a função de uma célula. O grupo da Luísa Figueiredo fez uma descoberta inovadora sobre a estabilidade do mRNA, com implicações para estratégias profiláticas e terapêuticas baseadas em RNA. E a Cláudia Faria e a sua equipa criaram uma biblioteca de modelos de metástases cerebrais tumorais que mimetizam a doença em humanos, proporcionando novas abordagens para a descoberta de fármacos e terapêuticas.

Também podemos desfrutar do tempo que passamos juntos novamente. O ano foi certamente marcado por um fantástico retiro que juntou 320 membros da comunidade iMM e o nosso Conselho Científico Consultivo na Costa da Caparica para celebrar a nossa ciência e as nossas descobertas. Além disso, o 2º encontro da Comunidade COLife teve lugar no Forte de S. Julião da Barra em Oeiras e, num ambiente estimulante, 260 membros de 5 instituições de investigação distintas da zona de Lisboa-Oeiras mostraram-se entusiasmados por partilhar experiências e conhecimentos.

Como também temos de nos preparar para futuras descobertas, uma das realizações mais notáveis de 2022 foi o sucesso dos líderes dos nossos grupos, Luís Graça e Cláudio Franco, na obtenção de bolsas de Investigação em Saúde da Fundação “la Caixa”. Elevando para 11 o número total de bolsas deste tipo atribuídas ao iMM, o que atesta a qualidade e o impacto da nossa investigação. Estamos também muito satisfeitos pelo facto do João Barata e a pós-doutorada sénior Ana Rita Fragoso terem recebido financiamento “Prova de Conceito” (“Proof of Concept”) do Conselho Europeu de Investigação (ERC) para explorar o potencial de uma terapia específica para o cancro baseada em microRNA.

Para além destes sucessos de financiamento externo, ficamos entusiasmados por reintroduzir o nosso esquema intramural, "BIG - Breakthrough Idea Grant", que atribuiu fundos institucionais a 3 projectos, liderados por Sérgio de Almeida e Edgar Gomes; Leonor Saúde; e Luísa Figueiredo e Claus Azzalin. Estes projectos exemplificam o espírito inovador e colaborativo da comunidade iMM e têm o potencial de causar um impacto real na saúde humana.

Em 2022, celebramos também o trabalho dos nossos formandos a todos os níveis. Foi com grande entusiasmo que apresentamos os prémios anuais para as melhores teses de mestrado e doutoramento e também - pela primeira vez - um novo prémio dirigido aos bolseiros de pós-doutoramento. Estes prémios são um tributo à dedicação e ao trabalho árduo dos nossos formandos e dos seus mentores, e estamos muito satisfeitos por apoiar a próxima geração de líderes científicos. Temos também vindo a preparar-nos para estabelecer e estar em contacto muito mais próximo com antigos membros da nossa comunidade. Assim, em 2022, fundamos oficialmente a Comunidade de Alumni do iMM, espalhada por 25 países nos 5 continentes, para fornecer contributos e feedback valiosos sobre o impacto dos nossos programas e promover o trabalho em rede internacional.

E não podíamos ter terminado o ano da melhor forma: em dezembro recebemos a notícia de que a nossa proposta "Teaming" foi aprovada pela Comissão Europeia! Este ambicioso projeto permitir-nos-á implementar toda a visão que temos para o iMM, em colaboração com os nossos principais parceiros do Vall d' Hebron Institute of Research (VHIR). O nosso objetivo para o iMM-CARE é alcançar a excelência na investigação clínica e translacional com um modelo de investigação e inovação (I&I) orientado para a missão, centrado no ser humano e baseado em dados, como uma nova forma de envolver todas as partes interessadas - cidadãos, doentes, profissionais de saúde, cientistas, empresários, indústria, autoridades de saúde e governo - em colaborações interdisciplinares e intersetoriais para resolver desafios de saúde. E estas notícias chegaram mesmo a tempo de serem celebradas numa maravilhosa festa de Natal (ou como lhe queiram chamar), que mais uma vez teve lugar no "Ferroviário", e que proporcionou muitos momentos inesquecíveis, como o vídeo vencedor do já tradicional desafio).

Ao olharmos para 2023 e para o futuro, estamos confiantes de que o iMM continuará a ser uma casa vibrante e dinâmica para a excelência da investigação, inovação e colaboração. Estamos entusiasmados por ver o que o futuro reserva à nossa comunidade e esperamos dar as boas-vindas a novos membros da nossa família científica.

Obrigado pelo vosso apoio contínuo, dedicação e entusiasmo pelo iMM!

Maria Manuel Mota (Diretora Executiva) e Bruno Silva-Santos (Vice-Diretor)

Ambiente Científico Vibrante

O iMM - Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes é considerado um dos principais institutos de investigação científica em Portugal. Privado e sem fins lucrativos, oferece um ambiente científico dinâmico e vibrante, onde o objectivo é promover a investigação biomédica básica, clínica, e de translação.

Fundado em 2002, o iMM estabeleceu-se como um instituto de investigação biomédica competitivo em termos nacionais e internacionais. A estratégia tem sido definida por um aumento constante centrado na excelência, e na investigação de alto impacto, apoiada sempre por recursos humanos de alta qualidade, queremos uma atmosfera onde todos - investigador, pessoal técnico e administrativo - sintam que contribuem para o sucesso da instituição, e que essa instituição tem o objetivo comum de criar novos conhecimentos que terão impacto na saúde humana.

Projetos cofinanciados pelo FEDER através POR Lisboa 2020 - Programa Operacional Regional de Lisboa, do PORTUGAL 2020 e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projetos | LA/P/0082/2020

Projetos | UIDP/BIM/50005/2020

Projetos | UIDB/BIM/50005/2020

Projetos | UID/BIM/50005/2019

Projetos | Concurso 02/SAICT/2017

Projetos | Concurso 03/SAICT/2015

Projetos | Concurso ICDT2014

Projetos | UID/BIM/50005/2013 - LISBOA-01-0145-FEDER-007391

Projetos | PTDC/MED-ONC/30436/2017

Visão, Missão e Valores

O nosso objetivo:

Abrir caminho para uma maior inovação na ciência.


A nossa visão:

Melhorar a vida humana através de investigação biomédica de excelência.


A nossa missão:

  • Promover a investigação biomédica básica, clínica, de translação e a inovação nestas áreas, com o objetivo de contribuir para um melhor conhecimento dos mecanismos das doenças, para o desenvolvimento de novos testes de diagnóstico ou de previsão, e para novas terapêuticas.
  • Apoiar a formação científica pós-graduada de jovens licenciados, médicos e outros profissionais da Saúde.
  • Apoiar a divulgação científica e a prestação de serviços ao exterior nas áreas do diagnóstico especializado, controlo de qualidade e colaboração em Comissões Nacionais e Internacionais relacionadas com a Saúde.

Os nossos valores:

Geração de conhecimento, excelência, liberdade individual e ambição.

Organização e Estrutura

Membros Associados ao iMM
  • Universidade de Lisboa
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Centro Hospitalar Universaitário Lisboa Norte - Hospital Santa Maria
  • Associação para a Investigação e o Desenvolvimento da Faculdade de Medicina
  • Fundação Oriente

Assembleia Geral

A Assembleia Geral é composto por representantes dos Membros Associados e reúnem, pelo menos uma vez por ano, para analizar o relatório científico e financeiro e para aprovar o plano de atividades e orçamento do ano seguinte.


Direção

A Direção é responsável pela gestão do Instituto, de acordo com o plano aprovado e definido em Assembleia Geral.

M. Carmo-Fonseca
MD, PhD - Presidente

Maria M. Mota
PhD - Diretora Executiva

Bruno Silva-Santos
PhD - Vice-Diretor

Para qualquer assunto relacionado com a Direção do iMM, contacte:
- Clara Artur (Assistente da Direção)
clara.artur@medicina.ulisboa.pt
- Patricia Cucio (Assistente da Presidente)
pcucio@medicina.ulisboa.pt


Diretor Financeiro e de Operações

Fausto Lopo de Carvalho


Conselho Científico Consultivo

Realiza avaliações periódicas a programas específicos de investigação no iMM, e é composta por peritos internacionais das áreas científicas.

Carlos Caldas
MD, PhD, Chairman
Cancer Research UK Cambridge Institute
Cambridge Cancer Center, UK

Caetano Reis e Sousa
PhD
Francis Crick Institute, London, UK

Elaine Mardis
PhD
Institute for Genomic Medicine at NationWide Children's Hospital, USA

Yasmine Belkaid
PhD
National Institutes of Health, USA


Conselho Societal Consultivo

António Barreto
Chairman
Sociólogo e Colunista

Graça Franco
Grupo Renascença

Paula Martinho da Silva
Advogada

Diogo Lucena
NOVA School of Business and Economics

João Filipe Queiró
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Henrique Leitão
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Pedro Norton
Finerge

Domítilia dos Santos
The dos Santos Group


Conselho Industrial Consultivo

Daniela Couto
Biogeneration Ventures Fund

David Malta
Vesalius Biocapital

Isabel Ferreira
Versameb

Miguel Forte
Zelluna Immunotherapy

Pascale Redig
Janssen

Política de Qualidade para Infraestrutura Científica

  • Apoiar os Investigadores do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) a prosseguir com sucesso sua Missão.
  • Identificar as necessidades de melhoria nas áreas técnica, logística e administrativa de modo a satisfazer as necessidades/expectativas dos Clientes e promover as medidas necessárias para a resolução das dificuldades surgidas no decurso da sua atividade.
  • Promover a interação entre a comunidade científica do iMM e os vários parceiros sociais, entre as quais instituições académicas e de saúde e industria, para fomentar o desenvolvimento da Ciência.
  • Cumprir com requisitos e melhorar a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

Equidade, Diversidade e Inclusão Grupo

O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes promove a criatividade, a ambição e a liberdade enquanto valores fundamentais. Como parte integral destes valores, assumimos também um compromisso para promover a equidade, diversidade e inclusão.

A missão do grupo Equidade, Diversidade e Inclusão é identificar, consciencializar e implementar medidas relacionadas com Diversidade e Inclusão. O nosso objectivo é tornar o iMM um instituto onde ninguém é desfavorecido pelas suas características.

Quem somos?

Pode contactar-nos através do email imm-diversity@medicina.ulisboa.pt

Consulte aqui o iMM Gender Equality Plan 2022-2025 (apenas disponível em Inglês).

iMM Alumni

CAML - Centro Académico de Medicina de Lisboa

O Centro Académico de Medicina de Lisboa-CAML é um centro académico inovador e um consórcio de três instituições: Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte-CHULN, um dos principais hospitais portugueses; Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa-FMUL, a maior escola médica nacional; e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes-iMM, um instituto de investigação biomédica de excelência.

O CHULN, a FMUL e o iMM são reconhecidos externamente pelas suas forças nos seus próprios domínios. Ao juntar esforços, o CAML irá alcançar um nivel mais elevado de reconhecimento internancional pela excelência na área da saúde, investigação biomédica e educação.