Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo
voltar
A Unidade de Citometria de Fluxo disponibiliza um moderno serviço de citometria de fluxo aos investigadores do iMM assim como a grupos externos de outras instituições. Os objetivos principais da Unidade incluem uma forte componente de formação em citometria de fluxo, análise e interpretação de dados, bem como na correta utilização dos equipamentos disponíveis. A Citometria de Fluxo disponibiliza ainda um serviço de separação celular utilizando dois High Speed Cell Sorters BD FACSAria III e BD FACSAria IIu, operados pelas técnicas da unidade.  
Mais Informações:
Flow Cytometry Wiki (em inglês)

Equipamentos e Serviços

Os nossos equipamentos estão agrupados em duas categorias: os citometros de fluxo e os separadores celulares (ou sorters). Os citometros de fluxo são equipamentos de que permitem adquirir amostras para posterior analise dos dados (sem recuperação das células) enquanto que os separadores celulares permitem uma separação física de diferentes populações de interesse.

A escolha do equipamento mais apropriado depende dos objetivos e aplicações do projeto em causa e da combinação de fluorocromos que será usado na amostra a analisar.

A tabela seguinte sumariza a configuração ótica de cada um dos nossos equipamentos.


Separadores Celulares

Serviço realizado pelo staff da unidade e a sua utilização requer uma reserva através do sistema de reservas online. Estão disponíveis para marcação das 10h às 18h.

Citómetros de Fluxo

Disponíveis 7 dias por semana, 24 horas por dia, para utilização por investigadores com formação prévia. A reserva dos equipamentos é feita no sistema de reservas online.

Citómetro de fluxo de aquisição de imagem

Amnis ImageStreamX

Citometro de bancada multi-espectral que combina a citometria e a microscopia permitindo a aquisição não só de dados de citometria mas, em simultâneo, de imagens (através das duas camaras CCD incorporadas) para cada célula/ objeto em brightfield e em múltiplos canais de fluorescência.


Análise de Dados

Para análise dos dados de citometria, recomendamos o uso do software FlowJo.

Temos disponíveis 2 estações de análise (Mac e PC) com o FlowJo.

No PC temos também instalado o software DIVA e o ModFit.

Não é necessário treino para o uso das estações de analise, mas é possível pedir assistência e estará alguém da equipa técnica disponível para ajudar na análise dos dados.

Para ter acesso às licenças de FlowJo, adquiridas pelo IMM para uso nos computadores pessoais dos investigadores do instituto, é necessário contactar a unidade de citometria.

Estes serviços não serão cobrados, sendo que é necessária fazer uma pré reserva no sistema de booking online.


Formação e Aconselhamento

O treino de Citometria de Fluxo providenciado pela equipa técnica da unidade consiste numa introdução teórica e numa parte mais pratica de aproximadamente 2 horas. Antes da sessão de treino, recomendamos que os investigadores leiam o nosso tutorial das Bases de Citometria bem como o tutorial base do Software a usar (DIVA ou Accuri). Estes documentos e outros links podem ser encontrados na nossa página da WIKI.

Após o treino, será dado acesso ao equipamento no sistema de marcações online e nas primeiras aquisições o investigador terá apoio da equipa técnica até se sentir confiante no uso do equipamento.

Acesso ao serviço

Os novos utilizadores deverão contactar a Unidade de Citometria de Fluxo de modo a ter um treino apropriado e aprender a usar o equipamento, bem como as regras de utilização da unidade. É necessário, também, fazer o registo no sistema de marcações online, o Agendo, e pedir permissão para aceder aos equipamentos desejados.

Após entrarem em contacto com a unidade, os utilizadores terão um treino composto por uma introdução teórica e uma componente mais pratica de aproximadamente 2 horas.

Após o treino será dado acesso aos equipamentos.

Para aceder aos separadores celulares não é necessário ter treino pois estes são operados pelo staff da unidade. É sim necessário, pedir permissão para aceder aos sorters.

Antes da marcação de um sorting, é fulcral que entre em contacto connosco de modo a podermos sugerir qual o melhor equipamento e definirmos todas as condições do sorting.

É obrigatório o cumprimento das regras da Unidade que podem encontrar aqui.

Preços

O uso dos citómetros é cobrado de acordo com o tempo de utilização.

Equipa

Diretores de serviço:
Technician:
contacts :