Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo
voltar

HRS4R | Human Resources Strategy for Researchers

A "Estratégia de Recursos Humanos para Investigadores - HRS4R" para o Processo de Certificação iMM e HRS4R.

O iMM - Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes é um dos principais institutos de investigação privados sem fins lucrativos portugueses que oferece um ambiente científico vibrante, com o objetivo de alimentar ideias inovadoras na investigação biomédica básica, clínica e translacional, com mais de 500 investigadores.

Criado em 2002, o iMM estabeleceu-se como um instituto biomédico líder nacional e internacionalmente competitivo. A sua estratégia tem sido definida pela promoção da excelência, alavancada por recursos humanos de alta qualidade, aumento das despesas em infraestruturas e transferência de conhecimento para a sociedade.

As Estratégias de Recursos Humanos para Investigadores (HRS4R) elaboradas pela Comissão Europeia, foram concebidas como um instrumento para a implementação das recomendações relativas aos direitos e responsabilidades dos investigadores e dos seus empregadores e/ou financiadores, enumeradas na "Carta Europeia do Investigador" e no "Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores" (C&C) e surge com o objetivo de tornar a carreira de investigação mais atrativa e pretende dar a todos os investigadores em qualquer Estado-Membro da União Europeia os mesmos direitos e obrigações, independentemente do país onde vivem. As entidades que aderem à estratégia recebem o reconhecimento da Excelência de RH em Investigação.

Neste contexto, o iMM identificou a necessidade de conceber a sua própria estratégia de recursos humanos que inclui os requisitos estabelecidos na Carta Europeia do Investigador e no Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores, iniciando o processo para abordar este projeto em 2 de Julho de 2018, através do envio da carta de subscrição.

Na sequência de uma auditoria preliminar da CE e a fim de obter esta certificação, o iMM implementou um inquérito de avaliação abrangente a toda a comunidade do iMM, com o objetivo final de elaborar uma Estratégia de Recursos Humanos seguindo as melhores práticas europeias.

O inquérito avaliou o nível de concordância dos participantes com cada declaração descrevendo um conceito de Carta e Código e o nível de importância a ele atribuído. A opção de sugerir melhorias foi dada para cada questão.

  • Caracterização dos Participantes

O iMM João Lobo Antunes tem 708 membros, dos quais 140 (20%) participaram na recolha de dados. O link do inquérito, foi enviado para toda a comunidade iMM em Dezembro de 2021.

  • Distribuições por género e idade

Fig. 1

Dos que participaram no inquérito, 98 identificaram como Feminino (70%), 40 como Masculino (28,6%) e 2 preferiram não dizer (1,4%).

Fig. 2

Os participantes foram distribuídos pelas faixas etárias indicadas na fig. 2.

  • Distribuição por Grau Académico

Fig. 3

Nos participantes o grau académico é distribuído da seguinte forma:

De acordo com a nova classificação Euraxess, foram criados quatro perfis amplos que se aplicam a todos os investigadores. Os participantes foram distribuídos como se mostra no quadro abaixo.

  • Distribuição por Tipo de Contrato de Trabalho

Fig. 4

O tipo de contrato de trabalho dos participantes é distribuído da seguinte forma:

  • Carta e Conceitos de Código

Os conceitos desenvolvidos neste inquérito estão estruturados em 4 secções:

  1. Aspectos Éticos e Profissionais
  2. Recrutamento e Seleção
  3. Condições de Trabalho e Segurança Social
  4. Formação e Desenvolvimento

Na sequência deste inquérito iMM desenvolveu os documentos necessários para prosseguir com o processo de certificação, nomeadamente a análise GAP, Plano de Ação e OTM-R. O Plano de Ação e a OTM-R podem ser descarregados a partir dos links abaixo:

- Plano de Ação

- Política de Recrutamento (OTM-R)

A Estratégia de Recursos Humanos do iMM segue as melhores práticas europeias. A sua implementação é promovida pelo Conselho de Administração da organização e requer a participação de vários departamentos, bem como de toda a comunidade.

O comité responsável pela supervisão do processo (comité diretor) foi nomeado pelo Conselho de Administração, é representativo da nossa comunidade e é constituído por um grupo heterogéneo e interdisciplinar. O grupo de trabalho inclui representantes de todos os níveis do iMM. Ambos os grupos colaboraram num processo inclusivo e aberto e participaram ativamente, voluntária e responsavelmente no Processo de Análise de Lacunas e Plano de Ação.

A composição do Comité de Orientação responsável pela supervisão do processo e do Grupo de Trabalho responsável pela implementação do processo pode ser encontrada através dos links abaixo:

- Grupos de trabalho

A fim de acompanhar a implementação das medidas definidas, serão agendadas reuniões de progressão com cada grupo de trabalho envolvido para assegurar a conclusão dentro do prazo ou para ajustar o cronograma.

Em Outubro de 2022, o iMM foi distinguido com a certificação em Excelência de RH em Investigação. Esta distinção marca o início da Fase de Implementação, onde o iMM irá trabalhar para implementar as ações descritas no Plano de Ação.

A realização das medidas definidas no plano de ação juntamente com os procedimentos de auto-avaliação e o compromisso do iMM com o melhoramento contínuo permitirá ao iMM implementar plenamente os princípios da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores e, por conseguinte, beneficiar toda a comunidade de investigação.

European Comission Charter & Code for Researchers

Plano de Ação

O iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes é um dos principais institutos de investigação em Portugal, privado e sem fins lucrativos, que oferece um ambiente científico dinâmico e vibrante, com o objectivo de promover a investigação biomédica básica, clínica e de translação com mais de 500 investigadores.

Fundado em 2002, o iMM estabeleceu-se como um instituto de investigação biomédica competitivo em termos nacionais e internacionais. A estratégia tem sido definida pela promoção da excelência, apoiada sempre por recursos humanos de elevada qualidade, pelo investimento na infraestrutura e transferência de conhecimento para a sociedade.

O iMM é um empregador inclusivo, com oportunidades igualitárias e que oferece benefícios e condições atrativas.

Consulte aqui o Plano de Ação do iMM (apenas disponível em Inglês).

Grupos de Trabalho

Política de Recrutamento (OTM-R)

O iMM oferece um ambiente científico dinâmico e vibrante, onde o objectivo é promover a investigação biomédica básica, clínica, e de translação.

O capital humano do instituto é essencial para o sucesso da sua missão.

Assim, o iMM assegura que o recrutamento e seleção dos seus colaboradores é feito através de um processo:

  • aberto
  • transparente
  • com oportunidades iguais
  • através de uma avaliação justa e baseada no mérito

e que visa assegurar que o candidato seleccionado, baseado no mérito, é a pessoa com o perfil mais adequado.

O iMM incentiva e valoriza a mobilidade e experiência internacional, bem como entre diferentes instituições.

O iMM incentiva candidaturas de qualquer pessoa, independependemente da raça, cor, género, idade, nacionalidade, religião, orientação sexual, identidade ou expressão de género, estado civil, cidadania, incapacidade, para a posição que disponibiliza.

Os processos de recrutamento e seleção no iMM são sempre publicados no website, assim como no website Euraxess e outros canais de divulgação que sejam adequados à vaga em causa.

Os princípios de transparência, abertura e avaliação por mérito são transversais ao recrutamento e seleção de todos os cargos no iMM, podendo o procedimento ser adaptado de acordo com a natureza ou tipo de cargo.

O iMM favorece a abertura de concursos para todos os cargos, independentemente da obrigação legal de o fazer.


Início do procedimento e informação necessária para iniciar um concurso:

Após identificação da necessidade de recrutamento e aprovação, pelo iMM, da abertura da candidatura, o responsável pelo serviço que pretende recrutar deve enviar o pedido de abertura de posição, para o departamento de recursos humanos do iMM, através do Google forms, disponível para o efeito na intranet do Instituto, na página dos Recursos Humanos.

Clique aqui para pré-visualizar o formulário.


Nesse pedido, o responsável deve indicar, nomeadamente, a seguinte informação:

  • Tipo de contratação;
  • Tipologia de contrato;
  • Fonte de financiamento;
  • Projeto (nome, acrónimo, duração);
  • Salário base bruto previsto;
  • Duração;
  • Posição autorizada.

Procedimento

Ver 6.1 Fluxograma Recrutamento

Template Anúncio de Bolsa

Ver 6.2 Template Anúncio de Bolsa

Templates Anúncio Contrato Trabalho

6.3 Template Anúncio Contrato Trabalho_FCT

6.4 Template Anúncio Contrato Trabalho_PhD

6.5 Template Anúncio Contrato Trabalho_non-FCT

Regras para o comité de seleção (Júri)

  • Os memrbos do júri devem possuir conhecimentos e competências diversos.
  • Pelo menos um membro do júri deve estar relacionado com a área científica do recrutamento em causa.
  • Equilibrio de género adequado (não menos de um terço de um género no comité).
  • 3 a 5 elementos com o Presidente do júri tendo o voto preponderante.

Código de Conduta