HRS4R | Human Resources Strategy for Researchers

O nosso Instituto, no caminho para se tornar uma referência global, não só na investigação, mas também em boas práticas para os seus Recursos Humanos, está a passar por um processo de certificação com a Comissão Europeia, o HRS4R (Human Resources Strategy for Researchers - Estratégia de Recursos Humanos para Investigadores).

O HRS4R surge com o objetivo de tornar a carreira de investigação mais atrativa e pretende dar a todos os investigadores em qualquer Estado Membro da União Europeia os mesmos direitos e obrigações, independentemente do país em que vivem.

European Comission Charter & Code for Researchers

Plano de Ação

O iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes é um dos principais institutos de investigação em Portugal, privado e sem fins lucrativos, que oferece um ambiente científico dinâmico e vibrante, com o objectivo de promover a investigação biomédica básica, clínica e de translação com mais de 500 investigadores.

Fundado em 2002, o iMM estabeleceu-se como um instituto de investigação biomédica competitivo em termos nacionais e internacionais. A estratégia tem sido definida pela promoção da excelência, apoiada sempre por recursos humanos de elevada qualidade, pelo investimento na infraestrutura e transferência de conhecimento para a sociedade.

O iMM é um empregador inclusivo, com oportunidades igualitárias e que oferece benefícios e condições atrativas.

Consulte aqui o Plano de Ação do iMM (apenas disponível em Inglês).

Política de Recrutamento (OTM-R)

O iMM oferece um ambiente científico dinâmico e vibrante, onde o objectivo é promover a investigação biomédica básica, clínica, e de translação.

O capital humano do instituto é essencial para o sucesso da sua missão.

Assim, o iMM assegura que o recrutamento e seleção dos seus colaboradores é feito através de um processo:

• aberto
  • transparente
  • com oportunidades iguais
  • através de uma avaliação justa e baseada no mérito

e que visa assegurar que o candidato seleccionado, baseado no mérito, é a pessoa com o perfil mais adequado.

O iMM incentiva e valoriza a mobilidade e experiência internacional, bem como entre diferentes instituições.

O iMM incentiva candidaturas de qualquer pessoa, independependemente da raça, cor, género, idade, nacionalidade, religião, orientação sexual, identidade ou expressão de género, estado civil, cidadania, incapacidade, para a posição que disponibiliza.

Os processos de recrutamento e seleção no iMM são sempre publicados no website, assim como no website Euraxess e outros canais de divulgação que sejam adequados à vaga em causa.

Os princípios de transparência, abertura e avaliação por mérito são transversais ao recrutamento e seleção de todos os cargos no iMM, podendo o procedimento ser adaptado de acordo com a natureza ou tipo de cargo.

O iMM favorece a abertura de concursos para todos os cargos, independentemente da obrigação legal de o fazer.

Início do procedimento e informações necessárias para iniciar um concurso:

Após a identificação da necessidade de recrutamento e da aprovação pelo iMM para a abertura da candidatura, o responsável pelo serviço que pretende recrutar deverá enviar o pedido de abertura de vaga para o departamento de recursos humanos do iMM, através do e-mail: imm-hr@medicina.ulisboa.pt

Nesse pedido, o responsável deverá indicar a seguinte informação:

• Origem do financiamento;
  • Projeto (nome, acrónimo, referência, prazo);
  • Posição autorizada.

Procedimento

Ver 6.1 Fluxograma Recrutamento

Template Anúncio de Bolsa

Ver 6.2 Template Anúncio de Bolsa

Templates Anúncio Contrato Trabalho

6.3 Template Anúncio Contrato Trabalho_FCT

6.4 Template Anúncio Contrato Trabalho_PhD

6.5 Template Anúncio Contrato Trabalho_non-FCT

Regras para o comité de seleção (Júri)

• Os memrbos do júri devem possuir conhecimentos e competências diversos.
  • Pelo menos um membro do júri deve estar relacionado com a área científica do recrutamento em causa.
  • Equilibrio de género adequado (não menos de um terço de um género no comité).
  • 3 a 5 elementos com o Presidente do júri tendo o voto preponderante.