Neurobiologia do Envelhecimento

Doenças de envelhecimento, stress e doenças neurodegenerativas estão entre as condições que contribuem para a perda acelerada da função cognitiva. O trabalho do nosso grupo tem como objectivo a compreensão dos mecanismos que induzem este "envelhecimento precoce", que fazem com que o hipocampo - área do cérebro relacionada com a aprendizagem e a memória - particularmente suscetíveis.

Concentramo-nos em caracterizar os mecanismos moleculares associados à perda da função do hipocampo e do seu resultado no desempenho do comportamento e função sináptica, utilizando modelos de roedores. Asseguramos a translação para o cérebro humano, testando essas marcas moleculares no tecido cerebral humano saudável e doente. Estamos actualmente centrados em explorar o papel dos receptores de adenosina A2A, como moduladores potenciais cognitivos, tanto in vitro como in vivo.

Cátia Reis
catia.reis@medicina.ulisboa.pt

Inês Morgado
anamorgado@medicina.ulisboa.pt

Joana Coelho
Senior Post-Doctoral Researcher
jfecoelho@medicina.ulisboa.pt

Joana Ribeiro
joana.ribeiro@medicina.ulisboa.pt

Joana Saraiva
joana.saraiva@medicina.ulisboa.pt

Mariana de Brito Morais
MSc Student
marianamorais@medicina.ulisboa.pt

Raquel Madruga da Costa
MSc Student
raquel.costa@medicina.ulisboa.pt

Rui Gomes
Senior Post-Doctoral Researcher
ragomes@medicina.ulisboa.pt

• Epigenética e ações glicocorticóides no envelhecimento
  • Modificações moleculares do envelhecimento para a neurodegeneração no hipocampo
  • Disfunção cognitiva em ratos P-tau
  • Mecanismos moleculares dos primeiros déficits cognitivos em modelos de ratos com Parkinson
  • Ações terapêuticas de análogos de cafeína e cafeína contra os déficits de memória

FCT 2018-2021  Neuro-immune interactions - impact on cognitive functions in health and disease (with Julie Ribot)

FCT 2018-2021 The mechanisms of cognition (with Miguel Remondes)

FCT 2016-2019 Microglia dysregulation as trigger for chronic brain inflammation

FCT 2016-2019 Targeting the glycation defenses as a protective strategy for Parkinson’s disease

AIRR 2016-2018 Actions d’Initiative Régionale pour la Recherche; France - "Role neuro-glial des récepteurs adénosinergiques dans la cognition"

H2020 Twinning action SynaNet 2016-2019 “Neurologic and Psychiatric Disorders: from synapses to networks”

Prémios

2019 Interstellar Initiative Award – NY Academy Sciences and Japan Agency AMED

2018 Santa Casa da Misericórida Mantero Belard Award

2018 CEEC FCT Principal Investigator Award

2017 Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos Award (Menção Honrosa)

2013 Investigator FCT Award, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal

• Ribeiro M, Brigas HC, Temido-Ferreira M, et al. (2019) Meningeal γδ T cell-derived IL-17 controls synaptic plasticity and short-term memory. Sci Immunol. doi: 10.1126/sciimmunol.aay5199.
  • Pousinha PA, Mouska X, Bianchi D, Temido-Ferreira M, Rajão-Saraiva J, Gomes R, Fernandez SP, Salgueiro-Pereira AR, Gandin C, Raymond EF, Barik J, Goutagny R, Bethus I, Lopes LV, Migliore M, Marie H. (2019) The Amyloid Precursor Protein C-Terminal Domain Alters CA1 Neuron Firing, Modifying Hippocampus Oscillations and Impairing Spatial Memory Encoding. Cell Rep. doi: 10.1016/j.celrep.2019.08.103.
  • Mariana Temido-Ferreira, Diana G. Ferreira, Vânia L. Batalha, Inês Marques-Morgado, Joana E. Coelho, Pedro Pereira, Rui Gomes, Andreia Pinto, Sara Carvalho, Paula M. Canas, Laetitia Cuvelier, Valerie Buée-Scherrer, Emilie Faivre, Younis Baqi, Christa E. Müller, José Pimentel, Serge N. Schiffmann, Luc Buée, Michael Bader, Tiago F. Outeiro, David Blum, Rodrigo A. Cunha, Hélène Marie, Paula A. Pousinha and Luísa V. Lopes (2018) Age-related shift in LTD is dependent on neuronal adenosine A2A receptors interplay with mGluR5 and NMDA receptors, Molecular Psychiatry 10.1038/s41380-018-0110-9.
  • Diana G. Ferreira, Mariana Temido-Ferreira, Hugo Vicente Miranda, Vânia L. Batalha, Joana E. Coelho, Éva M. Szegö, Inês Marques-Morgado, Sandra H. Vaz, Jeong Seop Rhee, Matthias Schmitz, Inga Zerr, Luísa V. Lopes* and Tiago F. Outeiro* (2017) α-Synuclein interacts with PrPC to induce cognitive impairment through mGluR5 and NMDAR2B. Nature Neuroscience doi: 10.1038/nn.4648 *co-senior author.
  • VL. Batalha, JM. Pego B Fontinha, AR Costenla, J Valadas, Y Baqi, H Radjainia, C E. Müller, AM. Sebastião and Luísa V. Lopes (2013) Adenosine A2A receptor blockade reverts hippocampal stress-induced deficits and restores corticosterone circadian oscillation. Mol. Psychiatry.
Luísa Lopes