Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo
voltar

Pedro Sousa-Victor, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) é o único cientista em Portugal a receber este ano a Bolsa de Instalação da European Molecular Biology Organization (EMBO), no valor de 150 000 €, financiamento por três anos, para desenvolver terapias de rejuvenescimento baseadas na utilização de células estaminais.

Pedro Sousa-Victor que regressou dos Estados Unidos em 2019, iniciando o seu laboratório no iMM, estuda o envelhecimento há vários anos. “Estamos interessados no processo de envelhecimento e no desenvolvimento de terapias de rejuvenescimento baseadas na utilização de células estaminais. A nossa estratégia envolve aplicar os conhecimentos de mecanismos de envelhecimento de células estaminais e das alterações do ambiente imune dos órgãos envelhecidos de um modo integrado para desenhar intervenções que permitam a reparação de tecidos e o seu rejuvenescimento, melhorando a saúde de indivíduos idosos”, explica o cientista. Um exemplo da aplicação destas estratégias é a sarcopenia, uma condição clínica com impacto na saúde e qualidade de vida de idosos. “Atualmente estamos a trabalhar no envelhecimento muscular e na utilização de células estaminais de músculo para o tratamento da perda de massa e força muscular com a idade, como se verifica na sarcopenia”, explica Pedro Sousa-Victor, acrescentando que “com este financiamento teremos mais facilmente acesso a modelos animais (ratinhos) envelhecidos, que são um instrumento essencial para a nossa investigação, e para poderemos implementar novas técnicas de análise de células estaminais”.

Sobre a importância deste financiamento, o cientista refere: “A atribuição deste financiamento da EMBO irá acelerar o estabelecimento das nossas linhas de investigação no iMM. Além disso, o acesso a plataformas tecnológicas da EMBO, irão facilitar a produção de dados nestes primeiros anos de atividade do laboratório. Esperamos assim estar mais bem preparados para dar contribuições importantes para o progresso da medicina regenerativa como solução para os problemas do envelhecimento”.

Esta é a quinta vez que cientistas do iMM recebem esta distinção – Edgar Gomes em 2013, Nuno Morais em 2014, Vanessa Morais em 2015 e Claus Azzalin em 2016.

As Bolsas de Instalação da EMBO apoiam cientistas em início de carreira que estabelecem laboratórios independentes na República Checa, Polónia, Portugal e Turquia com o objetivo de fortalecer a investigação e ciências da vida nesses países. Este ano nove cientistas receberam Bolsas de Instalação da EMBO – 5 na Polónia, 2 na República Checa e 1 na Turquia e 1 em Portugal.