Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo
voltar

Por que razão não há ainda uma vacina contra a malária?

A malária é uma doença causada por um parasita – um organismo mais evoluído que um vírus ou bactéria – com um ciclo de vida extremamente complexo. Ao contrário de muitas outras doenças para as quais foram desenvolvidas vacinas extremamente eficazes, como é o caso do sarampo, os seres humanos nunca ficam totalmente imunes ao parasita da malária.

Por esta razão, o desenvolvimento de uma vacina contra a malária é um enorme desafio, mas é também um objetivo que é urgente atingir – a cada 2 minutos ainda morre uma criança de malária no mundo. No Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes tentamos contribuir para a resolução deste problema usando 2 abordagens totalmente diferentes. Por um lado entender este organismo complexo, descobrir o seu (ou os seus) calcanhares de Aquiles e depois usá-lo para o combater.

Por outro, desenvolver uma nova abordagem de vacinação contra a malária. A nossa ideia revolucionária passa pela utilização de um parasita da malária de roedores, mascarado de parasita humano, capaz de iludir o sistema imunitário da pessoa vacinada e levá-lo a combater este último. Os nossos resultados são muito promissores mas sabemos que temos ainda um longo caminho pela frente.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido no laboratório liderado pela cientista Maria Mota e Miguel Prudêncio.

Antes de uma grande resposta, há sempre uma grande pergunta. Descubra as nossas perguntas.

#chasingquestions