RNA e Regulação Génica

A compreensão do programa do genoma humano requer o conhecimento de como a informação codificada pelo DNA é processada originando RNAs mensageiro que pode por translação formar proteínas, os blocos que quando agrupados formam os diferentes tecidos do corpo. Na célula, as modificações extensivas e o processamento alternativo dos produtos iniciais da transcrição dos genes podem afetar profundamente a diversidade e a função das proteínas que são originadas através de um único gene.

O nosso laboratório está interessado em identificar os mecanismos responsáveis pela biogénese do RNAm para compreender melhor as doenças originadas por erros que afetam estes processos. Através de uma abordagem multidisciplinar que combina microscopia de células in vivo, modelação computacional, biologia molecular, bioquímica e bioinformática, o nosso grupo desenvolve conhecimento especializado para estudar como é que as propriedades dinâmicas dos complexos de RNA-proteína contribuem para a regulação pós-transcripcional do gene.

Adriana Vieira

• RNA Splicing
  • RNA e Doenças
  • Epigenética

2019/2022 RNA in disease (RiboMed). Funded by the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme, grant agreement No 857119.

2018/2021 COST action CardioRNA: Catalysing transcriptomics research in cardiovascular disease (CA17129).

2018/2021 Deciphering the epigenetic aging barriers for iPSC reprogramming.

2017/2024 The Discoveries CTR: Implementation of the discoveries centre for regenerative and precision medicine, a new centre of excellence in Portugal.

2017/2021 LysoMod: Genetic and small molecule modifiers of Lysosomal Function.

2015/2020 Exploring the role of IncRNAs and chromatin modifying complexes for the establishment of defined chromatin states.

2015/2020 The non-coding transcriptome in stemness and aging.

Prémios

• 2018 Prémio Aboim Sande Lemos - Identidade Portuguesa.
  • 2013 Prémio D. Antónia Ferreira (Portuguese award for Entrepreneurial women).
  • 2010 Prémio Pessoa (Portuguese award in Culture, Art and Sciences).
  • 2007 Gulbenkian Science Award (Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal).
  • 2006 Amélia da Silva de Mello Prize for Health Sciences "Altered BMP signalling in a cellular model of Oculopharyngeal Muscular Dystrophy" (awarded to P. Calado, S. Caldeira, A. Gomes, A. R. Grosso, N. Thorne, M. Carmo-Fonseca).
  • 2005 Best poster presentation in the 5º Meeting of the European Light Microscopy Initiative (ELMI 2005) (awarded to J. Rino).
  • 2005 Young Investigator Award (Sociedade Portuguesa de Genética Humana) (awarded to P. Calado).
  • 2004 Estímulo à Ciência Award (Fundação Ciência e Tecnologia).
  • 2004 Young Investigator Award (Sociedade Portuguesa de Genética Humana) (awarded to A. Gomes).
  • 2004 L'Oreal Portugal/Unesco Award For Women in Science (awarded to M. Gama-Carvalho).

• Desterro J, Bak-Gordon P, and Carmo-Fonseca M. (2019) Targeting mRNA processing as an anticancer strategy. Nat Rev Drug Discov.
  • Bousard A, Raposo AC, Żylicz JJ, Picard C, Pires VB, Qi Y, Gil C, Syx L, Chang HY, Heard E, and da Rocha ST. The role of Xist-mediated Polycomb recruitment in the initiation of X-chromosome inactivation. (2019) EMBO Rep. 20 (10): e48019.
  • Nojima T, Rebelo K, Gomes T, Grosso AR, Proudfoot NJ, and Carmo-Fonseca M. RNA Polymerase II Phosphorylated on CTD Serine 5 Interacts with the Spliceosome during Co-transcriptional Splicing. (2018) Mol Cell. 72 (2): 369-379.
  • Bernardes de Jesus B, Marinho SP, Barros S, Sousa-Franco A, Alves-Vale C, Carvalho T, and Carmo-Fonseca M. (2018) Silencing of the lncRNA Zeb2-NAT facilitates reprogramming of aged fibroblasts and safeguards stem cell pluripotency. Nat Commun. 9 (1): 94.
  • Schlackow M, Nojima T, Gomes T, Dhir A, Carmo-Fonseca M, and Proudfoot NJ. (2016) Distinctive Patterns of Transcription and RNA Processing for Human lincRNAs. Mol Cell. 65 (1): 25-38.
  • Nojima T, Gomes T, Carmo-Fonseca M, and Proudfoot NJ. (2016) Mammalian NET-seq analysis defines nascent RNA profiles and associated RNA processing genome-wide. Nat Protoc. 11 (3): 413-428.
  • Nojima T, Gomes T, Grosso AR, Kimura H, Dye MJ, Dhir S, Carmo-Fonseca M, and Proudfoot N. (2015) Mammalian NET-seq reveals genome-wide nascent transcription coupled to RNA processing. Cell 161 (3): 526-540.
  • Martin, RM, Rino, J, Carvalho, C, Kirchhausen, T, Carmo-Fonseca, M. (2013) Live-cell visualization of pre-mRNA splicing with single-molecule sensitivity. Cell Reports 4 (6): 1144-1155.
Maria Carmo-Fonseca