Telómeros, long non-coding RNAs e estabilidade genómica

Os telómeros são estruturas nucleoproteicas de heterocromatina, que formam as extremidades dos cromossomas lineares em organismos eucariotas. Estas estruturas são essenciais para proteger as extremidades dos cromossomas, bem como para impor um limite de longevidade às células e aos tecidos constituídos pelas mesmas. Telómeros disfuncionais causam instabilidade cromossómica, levando à ativação de cascatas de reações celulares que são características comuns de patologias humanas, como o cancro e o envelhecimento prematuro.

No nosso laboratório, utilizamos técnicas de biologia molecular, biologia celular e bioquímica, para investigar a forma como os telómeros exercem as suas funções protetoras e como é que disfunções teloméricas estão mecanisticamente ligadas a condições patológicas. Em particular, estudamos como é que o RNA não codificante TERRA participa na manutenção da estrutura dos telómeros e quais as suas funções em células saudáveis ou doentes.

De momento estamos a investigar a forma como TERRA regula o alongamento dos telómeros em células cancerígenas, promovendo a atividade da transcriptase reversa telomerase, ou através da ativação de síntese de DNA telomérico mediada por recombinação homóloga. Estamos também a investigar as consequências de perturbar a transcrição e a localização de TERRA na integridade dos telómeros e na fisiologia celular.

Ana Margarida Figueira

• Estabilidade Genómica
  • Cancro
  • Envelhecimento

2018/2021 Telomeric R-loop-mediated recombination in the alternative lengthening of telomeres pathway: towards designing novel therapeutic avenues for cancer therapy - FCT Research Grant (PTDC/MED-ONC/28282/2017). Coordinators: Bruno Silva and Claus M. Azzalin.

2018/2021 TERRA and telomerase-mediated telomere elongation: unveiling novel molecular pathways towards the development of innovative therapeutic approaches for cancer treatment - FCT Research Grant (PTDC/BIA-MOL/29352/2017). Coordinator: Claus M. Azzalin.

2017/2019 TERRA and telomere transcription: towards therapies for healthy aging - EMBO Installation Grant (IG 3576). Coordinator: Claus M. Azzalin.

2016/2021 TERRA and telomere transcription at the crossroads of cancer and aging - FCT Investigator Programme Grant (IF/01269/2015). Coordinator: Claus M. Azzalin.

2015/2018 The multiple roles of TERRA in telomere length maintenance, telomere integrity, cancer and cellular senescence - Swiss National Science Foundation (31003A_160338). Coordinator: Claus M. Azzalin.

Prémios

2017 EMBO Installation Grant award to Claus M. Azzalin

2016 FCT Investigator Award to Claus M. Azzalin

2016 Best Poster Prize at the EMBO conference 'Telomeres, telomerase and disease' (Liege, Belgium) to Yong Woo Lee

2014 Nomination to the Editorial Board of FEBS Letters to Claus M. Azzalin

2013 Associate Membership of Epigenesys, a FP7 European Community-funded Network of Excellence to Claus M. Azzalin

2012 EMBO Young Investigator Award to Claus M. Azzalin

2009 Swiss National Science Foundation Professorship to Claus M. Azzalin

Domingues-Silva B, Silva B, Azzalin CM (2019) ALTernative Functions for Human FANCM at Telomeres. Front Mol Biosci; 6:84.

Silva B, Pentz R, Figueira AM, Arora R, Lee YW, Hodson C, Wischnewski H, Deans AJ, Azzalin CM (2019) FANCM limits ALT activity by restricting telomeric replication stress induced by deregulated BLM and R-loops. Nat Commun; 10:2253.

Lee YW, Arora R, Wischnewski H, Azzalin CM (2018) TRF1 participates in chromosome end protection by averting TRF2-dependent telomeric R loops. Nat Struct Mol Biol; 25: 147-153.

Zanini IM, Soneson C, Lorenzi LE, Azzalin CM (2017) Human Cactin interacts with DHX8 and SRRM2 to assure efficient pre-mRNA splicing and sister chromatid cohesion. J Cell Sci; 130: 767-778.

Moravec M, Wischnewski H, Bah A, Hu Y, Liu N, Lafranchi L, King MC, Azzalin CM (2016) TERRA promotes telomerase-mediated telomere elongation in Schizosaccharomyces pombe. EMBO Rep; 17:999-1012.

Lorenzi LE, Bah A, Wischnewski H, Shchepachev V, Soneson C, Santagostino M, Azzalin CM (2014) Fission yeast Cactin restricts telomere transcription and elongation by regulating Rap1 levels. EMBO J; 34:115-129.

Arora R, Lee YW, Wischnewski H, Brun CM, Schwarz T, Azzalin CM (2014) RNaseH1 regulates TERRA-telomeric DNA hybrids and telomere maintenance in ALT tumor cells. Nat Commun; 5:5220.

Bah A, Wischnewski H, Shchepachev V, Azzalin CM (2011) The telomeric transcriptome of Schizosaccharomyces pombe. Nucleic Acids Res; 40:2995-3005.

Chawla R, Redon S, Raftopoulou C, Wischnewski H, Gagos S, Azzalin CM (2011) Human UPF1 interacts with TPP1 and telomerase and sustains telomere leading-strand replication. EMBO J; 30:4047-4058.

Nergadze SG, Farnung BO, Wischnewski H, Khoriauli L, Vitelli V, Chawla R, Giulotto E, Azzalin CM (2009) CpG-island promoters drive transcription of human telomeres. RNA; 15:2186-2194.

Azzalin CM, Reichenback P, Khoriauli L, Giulotto E, Lingner J (2007) Telomeric repeat-containing RNA and RNA surveillance factors at mammalian chromosome ends. Science; 318:798-801.

Azzalin CM, Lingner J (2006) The human RNA surveillance factor UPF1 is required for S-phase progression and genome stability. Curr Biol; 16:433-439.

Claus Maria Azzalin