Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo
voltar

Investigadores do Instituto de Medicina Molecular (iMM) João Lobo Antunes descobriram que uma molécula de RNA localizada nas extremidades dos cromossomas, chamada TERRA, precisa de ser constantemente regulada para prevenir a instabilidade genómica muitas vezes associada com o desenvolvimento de cancro.

Este componente molecular encontra-se nos telómeros, estruturas constituídas por várias repetições de proteínas e de DNA e cuja principal função é impedir o desgaste de material genético, mantendo assim a estabilidade estrutural dos cromossomas – um pouco como uma ponta de um atacador impede que este se desfaça.

Quando os telómeros ficam disfuncionais, ocorrem graves instabilidades genómicas muitas vezes observadas em células cancerígenas e células envelhecidas.

Para melhor compreender a biologia do cancro e do envelhecimento, vários cientistas têm estudado quais os processos de manutenção dos telómeros. Agora, a equipa do iMM liderada por Claus Azzalin, quis perceber se o RNA (ácido ribonucleico) TERRA seria perigoso caso não fosse adequadamente controlado dentro das células.

Os cientistas descobriram que o TERRA interage com outras duas proteínas, também elas localizadas nos telómeros, prevenindo assim a ocorrência de instabilidade genómica. Estes resultados demonstram assim que os telómeros e os seus componentes, precisam de ser constantemente regulados para cumprir a sua função protetora e evitar anomalias celulares que podem levar ao desenvolvimento do cancro.

Esta descoberta pode abrir portas para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas que evitem a instabilidade genética e por consequência o desenvolvimento do cancro.