Foi desenvolvido um novo robot para combate à COVID-19 com a capacidade de desinfetar espaços e superfícies. O UVtizer, desenvolvido por um consórcio totalmente português – iMM, CeNTI, Castos S.A. e Matglow –, tem como objetivo neutralizar vírus e bactérias com elevado nível de contágio.

O dispositivo móvel poderá ser utilizado em inúmeros espaços, incluindo em ambiente hospitalar, transportes públicos, escolas e infantários, e hotéis. O UVtizer usa radiação UV-C, cuja eficácia está comprovada cientificamente na inativação de vírus da família do coronavírus. A integração de sistemas de sensorização, robótica, mecânica, ventilação e funcionalização de materiais asseguram a higienização de superfícies, espaços, materiais e ar de forma rápida e eficiente.

Durante a produção do robot, o CeNTI foi responsável pelo desenvolvimento e conceção do design do dispositivo, prototipagem e assemblagem dos componentes, tendo também como responsabilidade o desenvolvimento de hardware e firmware do sistema de automação e controlo do dispositivo. As empresas Castros e Matglow desenvolveram a conceção funcional e de engenharia do dispositivo, assim como o sistema de desinfeção e tratamento de ar e o estudo e definição dos setups e performances do mesmo. O iMM foi responsável pelos estudos e testes de eficácia antiviral contra o vírus SARS-CoV-2.

Atualmente o robot encontra-se em fase final de prototipagem, e estima-se que ficará disponível para funcionamento no último trimestre deste ano.

O projeto conta com o apoio do Portugal 2020, no âmbito do Compete e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

UVtizer Flyer here.