O modelo peixe-zebra (Danio rerio) é utilizado no estudo de doenças humanas tais como, cancro, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, inflamação, angiogénese, doenças de ordem muscular e osteoporose. Ao contrário dos humanos, o peixe-zebra é uma das poucas espécies de vertebrados que tem a capacidade de recuperar totalmente a forma, a estrutura e a função de partes do corpo que desapareceram devido a doenças ou amputações.
Desta forma, tornou-se num modelo com elevado interesse para a medicina regenerativa.
O peixe-zebra é um representante das espécies de vertebrados com o genoma sequenciado, permite o desenvolvimento sincronizado de um elevado número de embriões e a visualização dos embriões e das larvas em tempo-real pelo facto de serem transparentes. Os embriões do peixe-zebra são também permeáveis a substâncias químicas e podem ser facilmente manipulados a nível genético e molecular através de técnicas amplamente utilizadas.
O iMM decidiu investir neste promissor modelo para complementar a investigação sobre o desenvolvimento de vertebrados, a fisiologia e os processos da doenças relevantes nas doenças humanas.