Biobanco
O Biobanco-iMM CAML enquadra-se nas atividades do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), que congrega no mesmo campus um Instituto de investigação (Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes - iMM), uma escola médica (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - FMUL) e um hospital universitário (Centro Hospitalar Lisboa Norte - CHLN, Hospital de Santa Maria – HSM).
Os Biobancos são instrumentos estratégicos para o desenvolvimento da medicina e da investigação translacional. O Biobanco-iMM CAML congrega amostras biológicas (provenientes de biopsias, cirurgias, colheitas de sangue, etc) que são doadas voluntariamente com autorização para preservação e uso futuro em investigação biomédica.
Todas as amostras são acompanhadas de informação clínica, um factor crucial para a investigação posterior. O Biobanco-iMM CAML tem aprovação da Comissão de Ética institucional e autorização da Comissão Nacional de Protecção de Dados. Esta estrutura permite o estudo da patogénese de várias doenças com enorme impacto sobre a saúde humana (como as doenças neurológicas, oncológicas e reumáticas), abrindo as portas para a identificação de novos testes de diagnóstico, de prognóstico e novos alvos terapêuticos. O Biobanco-iMM CAML constituirá um contributo para a promoção da saúde e do bem-estar da sociedade e terá também o potencial de actuar como catalisador de novas oportunidades de cooperação nacional e internacional entre investigadores, instituições promotoras da investigação e indústria farmacêutica.
Comissão Científica - Assegura decisões relativamente à política de utilização das amostras. João Eurico da Fonseca; Cristina Ferreira; Alexandre Mendonça; Dulce Brito; Joana Caetano-Lopes; Leonor Correia Guedes; Luís Costa; Ruth Geraldes; Sandra Casimiro
Comissão Técnica - Assegura a excelência do funcionamento estrutural do Biobanco-iMM CAML. Filipa Nunes.
Serviços:
O Biobanco-iMM CAML está disponível para estabelecer acordos com investigadores para fornecer serviços específicos.
O Biobanco-iMM CAML pode disponibilizar diferentes serviços para a comunidade científica, que incluem:
- Extração de ácidos nucleicos (DNA e RNA) a partir de sangue, tecidos e células.
- Isolamento de células mononucleares do sangue periférico (PBMC).
- Cultura celular primária de fibroblastos de tecido humano.
- Processamento de amostras, de acordo com as boas práticas de laboratório (GLP) e procedimentos operacionais padrão.