Cefixime 100 Mg Order Nasonex Nasal Spray No Prescription Buy Misoprostol Online Australia Where To Buy Eukroma Cream Online No Prescription Where To Buy Uvadex In Australia Online

Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Consórcio Serology4COVID garante conclusão de dois objetivos propostos na sua formação:

  • Estabelecido acordo para licença de tecnologia dos testes serológicos para o SARS-CoV-2 com a empresa Medinfar;
  • Disponibilização do protocolo e proteína para centros de investigação, portugueses e dos PALOP, para estudo do vírus SARS-CoV-2.

Consórcio Serology4COVID liderado pelo Instituto Gulbenkian Ciência, que junta o iBET, CEDOC-NMS, iMM e ITQB NOVA, fecha acordo de licença do teste serológico para deteção de anticorpos para o SARS-Cov-2 à empresa portuguesa Medinfar, líder nas áreas de Consumer Healthcare e Dermatologia. Assente na inovação e qualidade da investigação desenvolvida, o acordo vai transferir a tecnologia para a Medinfar, que será responsável pela produção industrial, aprovação regulamentar, introdução e comercialização do teste no mercado.

Garantindo o acesso ao conhecimento produzido, o consórcio Serology4COVID vai passar a disponibilizar a proteína e o respetivo protocolo aos Centros de Investigação em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) interessados em desenvolver estudos académicos sobre o vírus SARS-CoV-2 (incluindo a realização de estudos serológicos aos respetivos colaboradores das instituições).

O teste serológico desenvolvido pelo consórcio, foi inicialmente aplicado em diversos estudos académicos promovidos pelos parceiros do consórcio: 8000 testes realizados pelo IGC no âmbito do projeto piloto com a Câmara Municipal de Almeirim e no projeto de monitorização de 1500 profissionais de saúde iniciado em Abril; 3500 testes realizados pelo iMM no âmbito da campanha de testes COVID-19 realizada pela Universidade de Lisboa e de projetos com o Centro Hospitalar Lisboa Norte, a Faculdade de Medicina e o Instituto Português do Sangue e Transplantação e 1645 pelo CEDOC-NMS no âmbito do Rastreio Serológico à comunidade da Universidade NOVA de Lisboa.

O Serology4COVID cumpre o seu propósito: desenvolver um teste serológico para a COVID-19, escalável e económico, totalmente feito em Portugal, uma ferramenta estratégica para conhecer a expansão da imunidade na população e suportar a implementação de medidas de controlo da doença com vista a minimizar as consequências desta pandemia para a saúde, sociedade e economia.

Segundo Mónica Bettencourt-Dias, diretora do IGC, “este é um magnífico exemplo da excelência e flexibilidade dos institutos de investigação Portugueses, que numa altura de crise, foram capazes de se reinventar e desenvolver uma solução nacional para utilizar no controlo da pandemia.”

A Medinfar, detentora da licença vai assegurar o processo de transferência para o mercado do teste serológico com o seu conhecimento e recorrendo à tecnologia de ponta de que dispõe, de modo a introduzir um novo teste serológico no mercado. Neste processo, contará com a colaboração próxima do IGC e do iBET, enquadrado num financiamento PT2020 para produção à escala industrial de produtos e serviços para a COVID-19. Com esta licença, a Medinfar, vai poder disponibilizar uma ferramenta determinante para responder à atual pandemia.

O consórcio teve como prioridade otimizar a capacidade científica e tecnológica, inerente a cada um dos parceiros para colocar o conhecimento à disposição da saúde pública e do bem comum, o que concretiza agora com a disponibilização da proteína e do protocolo de implementação. As instituições científicas interessadas em obter estes elementos devem submeter o pedido, através de formulário próprio, disponível nos websites das instituições parceiras.

No desenvolvimento do teste serológico coube ao iBET produzir os antigénios necessários para o desenvolvimento do teste, um passo obtido em tempo recorde, e aos restantes membros do consórcio, IGC, iMM, CEDOC-NMS e ITQB NOVA, a implementação e validação dos testes com amostras de pessoas infetadas com o SARS-CoV-2.

Recorde-se que o consórcio Serology4COVID, criado em abril de 2020, é uma iniciativa que engloba 5 institutos de investigação científica da área de Lisboa e Oeiras: o IGC – Instituto Gulbenkian de Ciência, o ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, o iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, o iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e o CEDOC-NMS, Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa). O consórcio foi criado com o intuito de implementar um teste serológico para a COVID-19. A iniciativa contou com o apoio do Fundo de Emergência COVID-19 da Fundação Calouste Gulbenkian, da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e da Câmara Municipal de Oeiras.


Solicitar protocolo e proteína

Todos os centros de investigação, em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que queiram desenvolver projetos de investigação do vírus SARS-CoV-2 e/ou testar os seus próprios colaboradores, podem solicitar acesso ao protocolo e à proteína.

Para tal devem:

  • Preencher o Acordo de Transferência de Material disponível aqui;
  • Submeter o Acordo de Transferência de Material (em pdf) por email para: serology4covid@colife.eu;
  • Após submissão, o pedido será avaliado (entidade requerente, contexto do estudo e conforme disponibilidade de proteína);
  • Será remetida resposta, pelo mesmo meio, e definida logística de entrega, cujos custos estarão a cargo da entidade recetora.