O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC) revelou os resultados das candidaturas de 2023 às ERC Consolidator Grants hoje, 23 de novembro. Pedro Sousa-Victor, investigador principal no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), em Lisboa, receberá 2 milhões de euros para desenvolver um projeto inovador na área do envelhecimento durante os próximos cinco anos.

Em adultos, as células estaminais são importantes para manter a renovação e reparação dos órgãos, como é o caso do músculo. O transplante de células estaminais para reestabelecer a função de órgãos é uma estratégia promissora para lidar com doenças associadas ao envelhecimento. No entanto, à medida que o nosso organismo envelhece, órgãos como o músculo perdem a capacidade de regenerar e limitam a integração das células estaminais depois do transplante. “O trabalho que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos, no iMM, mostrou que as alterações no sistema imunitário durante o envelhecimento são importantes para o declínio da capacidade regenerativa do músculo”, explica Pedro Sousa-Victor. Agora, o financiamento pelo Conselho Europeu de Investigação irá permitir descobrir de que forma o envelhecimento do sistema imunitário contribui para a perda de função das células estaminais musculares e desenvolver estratégias que aumentem o sucesso dos transplantes de células estaminais em órgãos envelhecidos. “Neste projeto vamos usar uma estratégia multidisciplinar para compreender a interação entre as células do sistema imunitário e as células estaminais no músculo envelhecido e usar esse conhecimento para melhorar os transplantes de células estaminais como estratégia de rejuvenescimento muscular”, continua Pedro Sousa-Victor.

“Este financiamento vai permitir expandir os limites da nossa investigação e criar uma nova ponte de conhecimento entre o campo de investigação do envelhecimento do sistema imunitário e o estudo do declínio funcional da célula estaminal no contexto da medicina regenerativa”, acrescenta Pedro Sousa-Victor sobre a relevância deste financiamento.

As ERC Consolidator Grants destinam-se a investigadores de excelência que pretendam consolidar a sua independência como investigadores principais. Pedro Sousa-Victor é investigador principal no iMM desde 2019, no laboratório conjunto Neves e Sousa-Victor. Obteve o seu doutoramento em 2012 pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, onde estudou novos mecanismos de envelhecimento das células estaminais musculares. Durante o seu pós-doutoramento, no Buck Institute, na Califórnia, EUA, Pedro Sousa-Victor expandiu o seu trabalho na biologia do envelhecimento. Em 2019 regressou a Portugal para iniciar o seu laboratório no iMM apoiado por uma “la Caixa” Foundation Junior Leader Fellowship e uma EMBO Installation Grant.

Nesta ronda de financiamento, foram apoiados pelo Conselho Europeu de Investigação 308 projetos em toda a Europa. Em Portugal, foram financiados também os projetos liderados pelos investigadores Sidh Losa-Mendiratta, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e Manuel Mendes, da Universidade Nova de Lisboa.