O Neuropal, apresentado oficialmente no festival de ciência FIC.A, é um novo jogo de ação digital educacional gratuito que tem como objetivo ensinar as crianças sobre o sistema nervoso central, promovendo ao mesmo tempo comportamentos seguros que podem prevenir acidentes.

O jogo leva-nos numa aventura com dois amigos, o Neuropal e o Neuro, que se separam numa ilha tropical quando eventos inesperados obrigam todos a escapar. O Neuropal terá que encontrar o amigo e deixar a ilha em segurança. Durante esta aventura, o Neuropal será desafiado por situações de risco e terá que adotar comportamentos seguros, evitando lesões em si mesmo e nos outros.

O Neuropal é destinado a crianças entre os 6 e os 11 anos.

O jogo está disponível em português, inglês e espanhol e é resultado de uma equipa multidisciplinar de estudantes e profissionais das áreas de ciências biológicas, divulgação científica, programação de computadores, design de jogos e artes audiovisuais.

O Neuropal é um esforço conjunto da equipa do laboratório da investigadora Leonor Saúde do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), co-criado com a Joana Barros da Associação Viver a Ciência, com colegas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e estúdios FAVO, e apoiado pela Fundação “la Caixa” e pela “Associação Nacional para a Segurança Rodoviária”.

Poderá fazer o download gratuito para Android e IOS nas app stores e no site www.neuro-pal.org, onde se encontram ainda materiais educativos adicionais.