Financiamento visa o desenvolvimento de um modelo que mimetiza o músculo humano

Edgar Gomes, investigador principal no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi premiado com financiamento “Prova de Conceito” (“Proof of Concept”) do Conselho Europeu de Investigação (ERC) para desenvolver uma tecnologia que mimetize as doenças neuromusculares. Esta tecnologia vai contribuir para acelerar a descoberta de novos medicamentos e alvos terapêuticos. O financiamento, com o valor de 150 000 euros, tem como objetivo apoiar o potencial comercial e social de descobertas científicas.

A maioria das doenças neuromusculares são incuráveis e as terapias atuais são em geral ineficazes, principalmente devido à falta de modelos que imitem as doenças em humanos. Agora, a equipa de investigação do iMM irá desenvolver um dispositivo, cada um com 96 unidades de tecido muscular, para testar fármacos de uma forma fiável, rápida e barata. A equipa multidisciplinar, em colaboração com o INESC-ID Lisboa (Portugal), vai desenhar este dispositivo especialmente para imitar as características do músculo humano.

“O dispositivo vai ser cuidadosamente concebido para promover o desenvolvimento muscular in vitro, imitando as características do músculo no nosso corpo. O músculo é um tecido particularmente complexo: as células musculares estão todas alinhadas e fixadas nas extremidades pelos tendões. Estas são algumas das particularidades do músculo que são cruciais para o seu funcionamento. Vamos reproduzir estas características no nosso dispositivo tendo em conta a sua topografia e composição”, explica Afonso Malheiro, engenheiro biomédico e investigador no iMM. O objetivo do projeto é encontrar as melhores condições possíveis para manter tecido muscular no laboratório na forma mais próxima do seu funcionamento no corpo humano.

“Outro aspecto importante do nosso trabalho é a obtenção de músculo a partir de células estaminais pluripotentes humanas, que têm a capacidade de originar todos os outros tipos de células do corpo. Este sistema pode ser facilmente aplicado em grande escala, sendo muito vantajoso em relação a outros sistemas que necessitam de músculo de doadores humanos”, acrescenta Katharina Hennig, investigadora responsável por encontrar as melhores condições para o desenvolvimento muscular no dispositivo. Cada dispositivo tem o tamanho aproximado de uma mão e vai conter 96 unidades independentes de músculo, permitindo testar uma grande quantidade de condições e fármacos diferentes utilizando um baixo número de células.

Sobre a importância deste financiamento, Edgar Gomes, coordenador do projeto, afirma: “Não há cura para a maioria das doenças neuromusculares, que afetam muito a qualidade de vida dos pacientes. Por outro lado, o processo de desenvolvimento de novos fármacos é muito demorado e ineficiente, uma vez que é difícil transpor os resultados obtidos no laboratório para a clínica. O dispositivo que vamos criar neste projeto vai agilizar os testes de novos fármacos para doenças neuromusculares, tornando-os mais rápidos, económicos e, acima de tudo, mais fiáveis. É um grande sucesso ver o nosso trabalho reconhecido mais uma vez pelo Conselho Europeu de Investigação”.

Nesta ronda de financiamento, foram apoiados 90 projetos em toda a Europa, incluindo o trabalho desenvolvido pelo investigador Luís Pereira da Universidade NOVA de Lisboa, em Portugal. Em 2022, foram apoiados 366 projetos de investigação. Este quadro de financiamento está aberto apenas aos beneficiários do ERC. “O objetivo é permitir que as ideias financiadas pelo ERC progridam no caminho da investigação pioneira para a inovação. Recentemente, um novo estudo concluiu que mais de 40% dos projetos financiados pelo ERC geraram descobertas que foram posteriormente citadas em patentes”, como se lê no comunicado do ERC.

Este trabalho vai ser desenvolvido no iMM (Lisboa, Portugal) em colaboração com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID Lisboa, Portugal).