Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo
voltar

No arranque do ano de 2021, Bruno Silva Santos, Luís Graça, Miguel Prudêncio e Pedro Simas, quatro cientistas do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM; Portugal) lançam uma campanha de informação sobre as vacinas para a COVID-19, respondendo de forma simples e clara às dúvidas dos cidadãos. Durante esta primeira semana do ano serão disponibilizados vídeos informativos nas redes sociais do iMM, ao que se seguirá uma sessão aberta de Q&A (Perguntas e Respostas) onde todos poderão colocar em direto as suas questões e esclarecer dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de vacinas, a sua segurança e eficácia, e a perspectiva da pandemia para os próximos meses.

Dois imunologistas, um virologista e um parasitologista respondem às perguntas sobre as vacinas para a COVID-19 que têm estado na boca de todos: “Como foi possível desenvolver uma vacina para a COVID-19 tão depressa?”; “A vacina para a COVID-19 é segura?”; “A vacina para a COVID-19 permitirá devolver a normalidade às nossas vidas?”; “Devo vacinar-me para a COVID-19?”.

“Este projeto surge da necessidade urgente de disponibilizar informação credível sobre a vacinação para a COVID-19, que agora se inicia”, começa por explicar Bruno Silva Santos, imunologista e vice-diretor do iMM. “Assistimos nos últimos meses a fenómenos preocupantes de negacionismo e movimentos anti-vacinação estimulados por fake news onde os factos são substituídos por opiniões”, acrescenta Miguel Prudêncio, parasitologista.

“Todos os dias ouvimos dúvidas e inquietações de tantos cidadãos e cabe-nos a nós, cientistas, responder com os factos e os dados clínicos de que dispomos”, refere Pedro Simas, virologista. “É aqui que o nosso papel como cientistas é essencial, procurando transmitir factos e desconstruindo as informações falsas, já que esta será a forma de, como sociedade, ultrapassarmos este complicado desafio”, finaliza Luís Graça imunologista e membro da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19.

Para Maria Manuel Mota, diretora executiva do iMM: “A ciência tem mostrado ser a chave para a resolução desta pandemia e, nesta fase em que se inicia o processo de vacinação, não podemos baixar os braços porque a pandemia ainda não terminou. Mas mais uma vez, a ciência mostra-nos qual é o caminho, e a vacinação é a resposta”.


Como foi possível desenvolver uma vacina para a COVID-19 tão depressa? | Bruno Silva-Santos – Imunologista

A vacina para a COVID-19 é segura? | Miguel Prudêncio – Parasitologista

A vacina para a COVID-19 permitirá devolver a normalidade às nossas vidas? | Pedro Simas – Virologista

Devo vacinar-me para a COVID-19? | Luís Graça – Imunologista