Investigadora Zita Santos premiada com uma bolsa de início de carreira do Conselho Europeu de Investigação

Os animais são compostos por diferentes tipos de células com diferentes funções. Para que os órgãos cumpram as suas funções, as necessidades metabólicas de cada tipo de célula precisam de ser coordenadas ao nível do organismo através da nutrição. Esta integração entre os tecidos e órgãos é importante para regular a fisiologia animal, nomeadamente a reprodução. Agora, Zita Santos recebeu uma Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla inglesa) de 1,5 milhões de euros para estudar a interação entre a nutrição e a fertilidade feminina. Zita Santos, que é atualmente investigadora pós-doutorada na Fundação Champalimaud, irá estabelecer-se como investigadora principal de um novo laboratório no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), em Lisboa, com início em Janeiro de 2023.

O metabolismo celular, um grupo de reações químicas alimentado por nutrientes que obtemos na dieta, fornece a todas as células os bens necessários para suportar as suas funções. Mas diferentes tipos de células têm diferentes requisitos nutricionais e, para conseguir integrar estas diferenças, os animais utilizam extensas redes de comunicação entre órgãos. A investigadora vai usar a mosca da fruta, um modelo animal bem estabelecido, para descobrir novos mecanismos que permitam aos organismos integrar o metabolismo celular com as funções dos tecidos e a comunicação entre órgãos para controlar a reprodução. A produção de oócitos femininos, que está subjacente à fertilidade feminina, é um processo fenomenal para estudar estas interações complexas, uma vez que requer uma nutrição elevada e equilibrada e a ação combinada de múltiplos órgãos controlados por hormonas. “A formação de oócitos é uma exibição extraordinária da comunicação e da função do nosso organismo como um todo. Assemelha-se a uma orquestra. Todos os músicos se juntam, tal como os órgãos do nosso corpo, para tocar a mesma melodia. Para alcançar o seu objetivo final, os músicos precisam de instrumentos, tal como as células precisam de nutrientes. Estes instrumentos têm de estar equilibrados e em perfeita sintonia”, diz Zita Santos.

“Por um lado, porque os processos metabólicos são altamente conservados em todos os organismos vivos, este trabalho permitir-nos-á compreender os mecanismos gerais pelos quais a nutrição afeta as funções dos animais. Por outro lado, as disfunções metabólicas, incluindo a obesidade e a diabetes, estão ligadas a muitas condições humanas, incluindo a infertilidade feminina. Este trabalho poderá ajudar a revelar novas estratégias terapêuticas possíveis para combater esta condição.”, diz Zita Santos sobre o trabalho que desenvolverá utilizando este financiamento.

A investigadora irá estabelecer um laboratório no iMM para estudar a regulação da fisiologia animal através da interação entre metabolismo celular, funções dos tecidos e comunicação entre órgãos. Sobre o reconhecimento do seu trabalho e do seu novo laboratório, Zita Santos afirma: “A investigação de alto impacto requer financiamento – para recrutar colaboradores talentosos, para pagar reagentes e serviços e para comunicar e partilhar a nossa ciência. Ter recebido uma ERC Starting Grant vai permitir-me suportar o meu programa de investigação durante os próximos 5 anos e lançar-me como investigadora principal. Estou muito entusiasmada por me juntar à comunidade científica do iMM, onde irei contretizar a minha visão científica e terei a oportunidade de fazer a ponte entre investigação fundamental e aplicada”.

O Conselho Europeu de Investigação, criado pela União Europeia em 2007, é a principal organização europeia de financiamento de investigação inovadora de excelência. Financia a realização de projetos que decorram em toda a Europa por investigadores criativos de qualquer nacionalidade e idade. O programa de investigação que Zita Santos irá realizar no novo laboratório no iMM ajudará as mulheres não só a aumentar o seu sucesso reprodutivo, como também terá um grande impacto noutros aspetos da saúde e qualidade de vida.