Dermatologia, Biologia e Patologia Cutâneas

A pele, órgão complexo na interface entre o meio ambiente e os órgãos internos, é sede frequente de patologia nos seres humanos.

A psoríase e os tumores cutâneos não-melanoma são patologias de alta incidência, que partilham em comum um estado de híper-proliferação celular, angiogénese aumentada, e forte resposta imunitária do hospedeiro. A psoríase é uma doença autoimune em cuja patogénese estão envolvidas células imunitárias produtoras de interleucinas IL-17 e IL-23, ou reativas aquelas interleucinas. A doença é caracterizada por recaídas frequentes, tipicamente em áreas corporais previamente envolvidas, sugerindo fortemente algum tipo de memória imunológica específica de tecido. O nosso grupo estuda quais os mecanismos desta memória imunológica que persistem em doentes imunodeprimidos, o que poderá conduzir a terapêuticas tendo como alvo não diretamente o processo inflamatório, mas as células residuais com capacidade de memória. Também aborda a questão de a híper-proliferação celular associada à psoríase não conduzir a aumento significativo de tumores cutâneos. Finalmente, conduz pesquisa ativa de biomarcadores séricos com capacidade preditiva de recaída da doença, com ênfase no fator H do complemento. Este fator foi recentemente identificado pelo grupo como promissor nesse contexto.

Os cancros cutâneos mais frequentes, nomeadamente o basalioma e o carcinoma espino-celular, desencadeiam forte resposta imunitária por parte do hospedeiro. De entre as células imunitárias do infiltrado inflamatório destacam-se as produtoras de IL-17. Está em curso uma linha de investigação para analisar o papel do eixo IL-23/IL-17 no processo de angiogénese nestes tumores. Finalmente, o grupo colabora ativamente na identificação de foto-produtos de fármacos de uso corrente que tem um papel na carcinogénese cutânea.

Daniela Cunha

Daniela Silva
Staff Scientist - Research
daniela.silva@medicina.ulisboa.pt

2018/2021 Do differences in the lymphocytic inflammatory infiltrate account for the variations between the aggressiveness of SCCs vs BCCs? Coordinator: Daniela Cunha. Funding Agency: Almirall.

2016/2019 Th9-IL9R axis: a role in tissue memory in plaque-type psoriasis? Coordinator: Paulo Manuel Leal Filipe. Funding Agency: Novartis

Teixeira A, Morlière P, Ferreira J, Conte MA, Galmiche A, Mazière JC, Santus R, Filipe P. (2016) Interplay Between Membrane Lipid Peroxidation and Photoproduct Formation in the Ultraviolet A-Induced Phototoxicity of Vemurafenib in Skin Keratinocytes. Toxicol Sci. 154, 289-295. (Journal IF: 4.081, Citations: 1).

Pereira PD, Serra-Caetano A, Cabrita M, Bekman E, Braga J, Rino J, Santus R, Filipe PL, Sousa AE, Ferreira JA. (2017) Quantification of cell cycle kinetics by EdU (5-ethynyl-2?-deoxyuridine)-coupled-fluorescence-intensity analysis. Oncotarget 8, 40514-40532. (Journal IF: 5.168, Citations: 3).

Morlière P, Hug GL, Patterson LK, Mazière JC, Ausseil J, Dupas JL, Ducroix JP, Santus R, Filipe P. (2014) Chemistry of free radicals produced by oxidation of endogenous aminoketones. A study of 5 aminolevulinic acid and aminoacetone by fast kinetics spectroscopy. Biochim Biophys Acta. 2014 Oct; 1840 (10): 3190-7. doi: 10.1016/j.bbagen.2014.07.002. Epub 2014 Jul 10. 1840, 3190-7. (Journal IF: 4.702, Citations: 1).

Pinheiro T, Silva R, Fleming R, Gonçalves A, Barreiros MA, Silva JN, Morlière P, Santus R, Filipe P. (2014) Acta Derm Venereol. 2014 Jan; 94 (1): 14-9. doi: 10.2340/00015555-1601. Distribution and quantitation of skin iron in primary haemochromatosis: correlation with total body iron stores in patients undergoing phlebotomy. Acta Derm Venereol. 2014 Jan; 94 (1): 14-9. doi: 10.2340/00015555-1601. 94, 14-9. (Journal IF: 4.244, Citations: 6).

Morlière P, Silva AMS, Seixas RSGR, Boscá F,. Mazière J-C, Ferreira J, Santus R, Filipe P. (2018) Photosensitisation by voriconazole-N-oxide results from a sequence of solvent and pH-dependent photochemical and thermal reactions. Journal of Photochemistry & Photobiology, B: Biology, 187 (2018) 1-9.doi:10.1016/j.jphotobiol.2018.07.023 . (Journal IF: 3.165)

Paulo Filipe