Alinhado com o crescente compromisso de desenvolvimento do país, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) aprovou um novo CoLAB em Março de 2021. O novo CoLAB pretende colmatar as lacunas existentes ao longo do processo de descoberta e desenvolvimento de um medicamento, transformando o “Vale da Morte” da inovação numa “Janela de Oportunidade”.

O CoLAB irá selecionar projetos promissores e focar a sua atividade nas fases iniciais da descoberta de medicamentos, começando onde a investigação de base académica termina, e transformando ciência disruptiva em novas tecnologias e produtos validados e capazes de atrair investimento nas áreas de Neurologia, Oncologia e Imunologia. O novo laboratório vai ainda investir no desenvolvimento e scale-up de plataformas de tecnologia inovadoras, para se tornarem “motores de descoberta de medicamentos”. Simultaneamente, o CoLAB vai promover relações com a indústria, gerar parcerias e oportunidades de licenciamento, e facilitar a criação e investimento de spin-offs, com o objetivo de trazer novos medicamentos Portugueses para o mercado com impacto na saúde global.

O consórcio multidisciplinar inclui todos os intervenientes necessários no processo de descoberta e desenvolvimento de um medicamento, e inclui o iMM (coordenador), Universidade de Coimbra, Instituto Superior Técnico, Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia, a empresa de capital de investimento Magnify, a empresa biotecnológica VerticalSentinel, a empresa farmacêutica Roche, e as start-ups Targtex, LiMM Therapeutics, CellmAbs e BSIM Therapeutics.