Targtex, uma spin-off do Grupo do Professor Gonçalo Bernardes do iMM dedicada a desenvolver uma nova terapia local para o tratamento do Glioblastoma (GBM), concluiu a ronda de investimento Seed Extension com 2M€ investidos pela Basi, que se junta à Portugal Ventures como investidores neste projeto.
Atualmente ainda não existe no mercado uma terapêutica eficaz para GBM. Como potencial solução para esta limitação, a Targtex foca-se no desenvolvimento de um hidrogel para ser aplicado no local da remoção do tumor que liberta uma substância ativa de forma controlada ao longo de vários dias para eliminar as células cancerígenas que não conseguiram ser removidas através de cirurgia. Este investimento será usado para completar um pacote de dados toxicológicos, permitindo que a fase de Investigação & Desenvolvimento (I&D) seja concluída e que se iniciem ensaios clínicos em humanos.
A empresa Basi é uma empresa do FHC Group, um dos mais relevantes grupos empresariais do setor farmacêutico em Portugal, com atividade multinacional e é responsável pela investigação, desenvolvimento e produção dos mais de 200 medicamentos do portefólio do grupo. Para além da vertente financeira, o investimento feito pela Basi revela-se estrategicamente importante para a TargTex por atrair um parceiro com vasta experiência farmacêutica, que permitirá potenciar a linha de I&D da start-up para outros tipos de cancro e potencialmente reduzir custos de produção dos novos medicamentos.