O novo projeto NOSTRESS, aprovado no âmbito do P2020, tem como objetivo aumentar o bem-estar animal e a produção em unidades de aquacultura.

Em cultivo, a exposição a fatores de stress e a agentes patogénicos resultam em perdas significativas para os produtores de peixes marinhos às primeiras idades, reduzindo a eficiência do ciclo produtivo a partir da sua base. De forma a combater esta realidade, o projeto NOSTRESS tem como objetivos principais a investigação e desenvolvimento de um aditivo funcional com propriedades bioativas e alimentos fortificados para reduzir perdas relacionadas com stress nas fases de larva/pós-larva e juvenil de peixes marinhos, tendo o robalo como principal foco de investigação.

O projeto surge no contexto de trabalhos prévios realizados maioritariamente pelo grupo do iMM liderado por Miguel Castanho, que tem incidido o seu esforço de investigação no estudo da atividade do neuropéptido biológico tirosil-arginina, tendo já verificado que versões modificadas desse péptido são anti-inflamatórias, neuroprotetoras e antinociceptivas (analgésicas).

Esta solução inovadora é apresentada por um consórcio liderado pela SPAROS Lda, PME pioneira no desenvolvimento de soluções nutricionais para aquacultura, tendo como parceiros o iMM, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este trabalho é parte do projecto NOSTRESS_047122, apoiado por Portugal e pela União Europeia através do FEDER, LISBOA 2020, NORTE 2020 e CRESC Algarve 2020, no âmbito do Portugal 2020.