Consórcio Serology4COVID garante conclusão de dois objetivos propostos na sua formação:

• Estabelecido acordo para licença de tecnologia dos testes serológicos para o SARS-CoV-2 com a empresa Medinfar;
  • Disponibilização do protocolo e proteína para centros de investigação, portugueses e dos PALOP, para estudo do vírus SARS-CoV-2.

Consórcio Serology4COVID liderado pelo Instituto Gulbenkian Ciência, que junta o iBET, CEDOC-NMS, iMM e ITQB NOVA, fecha acordo de licença do teste serológico para deteção de anticorpos para o SARS-Cov-2 à empresa portuguesa Medinfar, líder nas áreas de Consumer Healthcare e Dermatologia. Assente na inovação e qualidade da investigação desenvolvida, o acordo vai transferir a tecnologia para a Medinfar, que será responsável pela produção industrial, aprovação regulamentar, introdução e comercialização do teste no mercado.

Garantindo o acesso ao conhecimento produzido, o consórcio Serology4COVID vai passar a disponibilizar a proteína e o respetivo protocolo aos Centros de Investigação em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) interessados em desenvolver estudos académicos sobre o vírus SARS-CoV-2 (incluindo a realização de estudos serológicos aos respetivos colaboradores das instituições).

O teste serológico desenvolvido pelo consórcio, foi inicialmente aplicado em diversos estudos académicos promovidos pelos parceiros do consórcio: 8000 testes realizados pelo IGC no âmbito do projeto piloto com a Câmara Municipal de Almeirim e no projeto de monitorização de 1500 profissionais de saúde iniciado em Abril; 3500 testes realizados pelo iMM no âmbito da campanha de testes COVID-19 realizada pela Universidade de Lisboa e de projetos com o Centro Hospitalar Lisboa Norte, a Faculdade de Medicina e o Instituto Português do Sangue e Transplantação e 1645 pelo CEDOC-NMS no âmbito do Rastreio Serológico à comunidade da Universidade NOVA de Lisboa.

O Serology4COVID cumpre o seu propósito: desenvolver um teste serológico para a COVID-19, escalável e económico, totalmente feito em Portugal, uma ferramenta estratégica para conhecer a expansão da imunidade na população e suportar a implementação de medidas de controlo da doença com vista a minimizar as consequências desta pandemia para a saúde, sociedade e economia.

Segundo Mónica Bettencourt-Dias, diretora do IGC, “este é um magnífico exemplo da excelência e flexibilidade dos institutos de investigação Portugueses, que numa altura de crise, foram capazes de se reinventar e desenvolver uma solução nacional para utilizar no controlo da pandemia.”

A Medinfar, detentora da licença vai assegurar o processo de transferência para o mercado do teste serológico com o seu conhecimento e recorrendo à tecnologia de ponta de que dispõe, de modo a introduzir um novo teste serológico no mercado. Neste processo, contará com a colaboração próxima do IGC e do iBET, enquadrado num financiamento PT2020 para produção à escala industrial de produtos e serviços para a COVID-19. Com esta licença, a Medinfar, vai poder disponibilizar uma ferramenta determinante para responder à atual pandemia.

O consórcio teve como prioridade otimizar a capacidade científica e tecnológica, inerente a cada um dos parceiros para colocar o conhecimento à disposição da saúde pública e do bem comum, o que concretiza agora com a disponibilização da proteína e do protocolo de implementação. As instituições científicas interessadas em obter estes elementos devem submeter o pedido, através de formulário próprio, disponível nos websites das instituições parceiras.

No desenvolvimento do teste serológico coube ao iBET produzir os antigénios necessários para o desenvolvimento do teste, um passo obtido em tempo recorde, e aos restantes membros do consórcio, IGC, iMM, CEDOC-NMS e ITQB NOVA, a implementação e validação dos testes com amostras de pessoas infetadas com o SARS-CoV-2.

Recorde-se que o consórcio Serology4COVID, criado em abril de 2020, é uma iniciativa que engloba 5 institutos de investigação científica da área de Lisboa e Oeiras: o IGC – Instituto Gulbenkian de Ciência, o ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, o iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, o iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e o CEDOC-NMS, Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa). O consórcio foi criado com o intuito de implementar um teste serológico para a COVID-19. A iniciativa contou com o apoio do Fundo de Emergência COVID-19 da Fundação Calouste Gulbenkian, da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e da Câmara Municipal de Oeiras.

Solicitar protocolo e proteína

Todos os centros de investigação, em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que queiram desenvolver projetos de investigação do vírus SARS-CoV-2 e/ou testar os seus próprios colaboradores, podem solicitar acesso ao protocolo e à proteína.

Para tal devem:

• Preencher o Acordo de Transferência de Material disponível aqui;
  • Submeter o Acordo de Transferência de Material (em pdf) por email para: serology4covid@colife.eu;
  • Após submissão, o pedido será avaliado (entidade requerente, contexto do estudo e conforme disponibilidade de proteína);
  • Será remetida resposta, pelo mesmo meio, e definida logística de entrega, cujos custos estarão a cargo da entidade recetora.