Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo
voltar

A unidade de Bioquímica Analítica e Estrutural (ASB) tem como objectivos a produção, análise e caracterização funcional de macromoléculas biológicas incluindo proteínas recombinantes, anticorpos e ácidos nucléicos. A unidade também disponibiliza à comunidade científica do iMM uma extensiva experiência em bioinformática e biologia estrutural para desenvolver estudos de relações estrutura-função em macromoléculas biológicas, assim como no design de fârmacos assistido por computador (CADD).

Instrumentos & Serviços

O serviço está equipado com sistemas avançados para a recuparação e purificação de proteínas recombinantes e outras biomoléculas, incluindo um sistema de cromatografia de media pressão (AKTA Explorer), suportes e colunas para cromatografia, e outro hardware laboratorial. Para as aplicações computacionais, o serviço dispõe de dois sistemas Intel i7 com um total de 35 núcleos de processamento e 20 Tb de armazenamento para dados.

Os serviços disponíveis incluem:

Consultoria: design de estratégias de clonagem e expressão de proteínas recombinantes. Design de estratégias e protocolos de purificação para maximizar a recuperação de proteína. Follow-up dos resultados.

Purificação de proteínas: aplicação de técnicas cromatográficas para a recuperação e purificação de proteínas e outras moléculas de amostras biológicas. As separações cromatográficas disponíveis incluem: cromatografia clássica de afinidade com suportes personalizados, IMAC, troca iónica, pseudo-afinidade, interação hidrofóbica e cromatografia de exclusão molecular.

Aplicações computacionais: análise de sequências de proteínas e RNA. Predição de estrutura tridimensional de biomoléculas utilizando técnicas de modelado por homologia. Dinâmica molecular. Design de fármacos assistido por computador (CADD) utilizando técnicas de screening virtual e docking.

Como utilizar o serviço

Se precisar da nossa ajuda para os seus projectos de investigação, contacte o diretor do serviço por email (fenguita@medicina.ulisboa.pt).

Equipa

Diretores de serviço:
Francisco J. Enguita
fenguita@medicina.ulisboa.pt

PhD Student:
Senior Postdoctoral Researcher:
contacts :