StemCell2MAX

A StemCell2MAX é uma spin-off do Instituto de Medicina Molecular que comercializa um mix de factores neurotróficos patenteado para expansão de células estaminais hematopoiéticas (HSCs), aumentando consideravelmente a sua utilização em investigação e potencialmente a sua aplicação clínica. A proposta de valor dos produtos da StemCell2MAX assenta na expansão de HSCs até 20 vezes acima do actual state-of-the-art, ao mesmo tempo que mantém as suas características estaminais, conforme os ensaios pré-clínicos publicados pelo nosso grupo na revista Nature (Fonseca-Pereira et al, Nature 2014).

A investigação que conduziu à obtenção destes resultados foi financiada pelo European Research Council, European Molecular Biology Organization, National blood Foundation, US e Fundação para a Ciência e Tecnologia (cerca de 2.5 milhões de euros de investimento), o que revela a forte robustez científica e a qualidade da investigação. Esta descoberta venceu também os Prémios Pfizer de Investigação Básica em 2014.

Background

As HSCs dão origem às células do sangue e sistema linfático e podem ser obtidas de diferentes fontes. As mais comuns incluem a medula óssea, cordão umbilical e o sangue periférico de um doente ou de um dador adulto. No entanto, as HSCs são escassas e têm um elevado custo, pelo que são necessárias técnicas que possam aumentar a disponibilidade e utilização de HSCs no laboratório, uma vez que estas são amplamente usadas no desenvolvimento de tratamentos urgentes para diversas doenças, incluindo o VIH e a esclerose múltipla.
Adicionalmente, para muitas patologias das células sanguíneas, tais como a leucemia e o mieloma múltiplo, o transplante de células HSCs é uma importante opção terapêutica. No entanto, devido ao limitado número de HSCs disponíveis, apenas 10% dos doentes com indicação para transplante do cordão são elegíveis, o que reforça o contributo crucial da StemCell2MAX para a melhoria da saúde.

Equipa

Management Board