Veiga-Fernandes, Henrique
Lab

Função e Desenvolvimento de Linfócitos

O sistema imunitário é uma peça vital na resolução e prevenção de patologias graves, tais como doenças infeciosas e inflamatórias. De forma a exercer a sua função, as células do sistema imunitário interagem entre si e com o ambiente que as rodeia. Assim sendo, todas as respostas imunitárias a organismos estranhos necessitam de interações celulares e moleculares eficazes. No entanto, os mecanismos que sustentam a função imunitária bem como a comunicação com o meio envolvente permanecem em grande parte desconhecidos.

No nosso laboratório pretendemos explorar novas vias de comunicação que determinam o destino final de uma célula imunitária e progressão de doença, tendo por base a hematopoiese e a função e desenvolvimento de células linfóides inatas.

• Áreas de Investigação

• Organogénese linfóide
    • Haematopoiese
    • Células linfóides Inatas
    • Imunologia das mucosas
  • Equipa de Investigação

• Projectos de Investigação em Curso

• 2015/2020 ERC Consolidator Grant.
      • 2014/2017 Lymphoid Cell Function - CCFA, USA.
      • 2014/2015 Controlo of innate lymphoid cells and intestinal homeostasis by neurotrophic factors" - Breakthrough Award KRF.
      • 2013/2016 Control of intestinal homeostasis by innate lymphoid cells. FCT-ANR/IMI-IMU/0094/2012.
      • 2012/2015 Stromal Cell - Immune cell interactions in health and disease. STROMA.
    • Prémios

• 2015 ERC Consolidator Grant.
      • 2014 Pfizer Prize Basic Science Pfzer/SCML, Portugal.
      • 2014 Senior Research Award, Crohn's and Colitis Foundation of America, USA.
      • 2014 Breakthrough Award, Kenneth Rainin Foundation, USA.
      • 2014 SPI Best Paper Award – "Maternal retinoids control type 3 innate lymphoid cells and set the offspring immunity".
      • 2014 EMBO Conference on Innate Lymphoid Cells, Paris, France - Best poster presentation.
      • 2014 SPI Mario Arala Chaves Immunology Excelence Award, Lisboa, Portugal - Best poster presentation.
      • 2013 SPI Best Paper Award - "Differential RET Signaling Pathways Drive Development of the Enteric Lymphoid and Nervous Systems".
      • 2013 Innovator Awards Program, Kenneth Rainin Foundation, USA.
      • 2012 National Blood Foundation Fellow, USA.
      • 2009 Figuras do Futuro, Correio da Manhã.
      • 2008 ERC starting Grant.
      • 2008 EMBO Young Investigator Programme.
      • 2007 EMBO/ENII conference series, Cappo Caccia, Sardinia, Italy - Best poster presentation.
    • Publicações Seleccionadas

• Xu W., Domingues R. G., Fonseca-Pereira D., Ferreira M., Ribeiro H., Lopez-Lastra S., Motomura Y., Moreira-Santos L., Bihl F., Braud V., Kee B., Brady H., Coles M. C., Vosshenrich C., Kubo M., Di Santo J. P. and Veiga-Fernandes H. (2015) NFIL3 orchestrates the emergence of common helper innate lymphoid cell precursors. Cell Reports, 10, 1-12.
      • Veldhoen M., Veiga-Fernandes, H. (2015) "Feeding immunity: skepticism, delicacies and delights". Nature Immunology 16, 215–219.
      • Fonseca-Pereira D., Arroz-Madeira S., Rodrigues-Campos M., Barbosa I. A., Domingues R. G., Bento T., Almeida A. R., Ribeiro H., Potocnik A. J., Enomoto H., Veiga-Fernandes, H. (2014) "The neurotrophic factor receptor RET drives haematopoietic stem cell survival and function". Nature, 514, 98-101.
      • van de Pavert, S.A., Ferreira, M., Domingues, R.G., Ribeiro, H., Molenaar R., Moreira-Santos L., Almeida, F.F., Ibiza, S., Barbosa I., Goverse, G., Labão-Almeida C., Godinho-Silva, C., Konijn, T., Schooneman, D., O'Toole, T., Mizee, M.R., Habani, Y., Haak. E., Santori F.R., Littman D.R., Schulte-Merker S., Dzierzak, E., Simas, J.P., E. Mebius, R., Veiga-Fernandes, H. (2014) Maternal retinoids control type 3 innate lymphoid cells and set the offspring immunity. Nature 508,123–127.
      • Klose C.S., Flach M., Möhle L., Rogell L., Hoyler T., Ebert K., Fabiunke C., Pfeifer D., Sexl V., Fonseca-Pereira D., Domingues R.G., Veiga-Fernandes H., Arnold S.J., Busslinger M., Dunay I.R., Tanriver Y., Diefenbach A. (2014) Differentiation of Type 1 ILCs from a Common Progenitor to All Helper-like Innate Lymphoid Cell Lineages. Cell 157(2):340-56.
      • Patel A., Harker N., Moreira-Santos L., Ferreira M., Alden K., Timmis J., Foster K., Garefalaki A., Pachnis P., Andrews P. Enomoto H., Milbrandt J., Pachnis V., Coles M. C., Kioussis D., Veiga-Fernandes H. (2012) Differential RET Signaling Pathways Drive Development of the Enteric Lymphoid and Nervous Systems. Sci. Signal. 5, ra55.
      • Veiga-Fernandes H., Kioussis D., Coles M. (2010) Natural killer receptors: the burden of a name. J Exp Med. 207(2): 269-72.
      • Veiga-Fernandes H., Coles M.C., Foster K.E., Patel A., Williams A., Natarajan D., Barlow A., Pachnis V., Kioussis D. (2007) Tyrosine kinase receptor Ret is a key regulator in Peyer's Patch organogenesis. Nature, 446: 547-51.
      • Peixoto A., Evaristo C., Munitic I., Monteiro M., Charbit A., Rocha B., Veiga-Fernandes H. (2007) CD8 single-cell co-expression reveals three different effector types present at distinct phases of the immune response. J. Exp. Med., 204: 1193-1205.
      • Veiga-Fernandes H. and Rocha B. (2004) High expression of active CDK6 in the cytoplasm of CD8 memory cells favors rapid division. Nature Immunology, 5: 31-37.
      • Veiga-Fernandes H., Walter U., Bourgeois C., McLean A., Rocha B. (2000) Response of naive and memory CD8+ T cells to antigen stimulation in vivo. Nature Immunology, 1: 47-53.