Remondes, Miguel
Lab

Mecanismos Neuronais da Perceção, Memória e Decisão

Um dos maiores desafios da ciência é explicar como é que biliões de neurónios interligados triliões de vezes geram as funções mentais. Uma dessas funções, a memória declarativa, associa e armazena informação de forma distribuída em múltiplas áreas cerebrais, sob o comando de uma estrutura cortical temporal denominada hipocampo, através de um mecanismo denominado plasticidade neuronal. Várias doencas mentais de elevado impacto social têm a sua origem em perturbações deste mecanismo.

Até hoje os cientistas têm investigado a fisiologia da memória per se, mas menos esforcos têm sido aplicados em descobrir de que forma a informação sensorial adquirida pelos córtices primários é processada pelos circuitos da memória e de que forma a informação armazenada como memória e usada para resolver conscientemente tarefas complexas. Acresce ainda o facto de, até há poucos anos, não existir tecnologia para manipular a atividade neuronal subjacente a funções mentais e testar, de forma credível, as hipotéticas relações de causa-efeito entre fenómenos neurofisiológicos e entre estes e os fenómenos cognitivos. O advento da optogenética, sobretudo se associada a registos neurofisiológicos in vivo, promete alterar este cenário.

No meu laboratório, desenvolvo técnicas de registo neurofisiológico conjuntamente com optogenética, a manipulação de atividade neuronal mediante a ativação de canais de membrana pela luz, com precisão de milissegundos, com o objetivo de investigar mecanisticamente o processamento cerebral da informação sensorial e a forma como esta informação é conduzida através do cérebro de um roedor, até determinar o seu comportamento explícito. Este conhecimento será, em última análise, utilizado para clarificar e explicar os fundamentos biológicos da doença neurológica e psíquica.

• Áreas de Investigação

• Neurofisiologia
    • Optogenetica
    • Hipocampo
    • Córtex
    • Cingulado
    • Retrosplenial
    • Entorrinal
    • Neurônio individual
    • Registos
    • Comportamento activo
    • Sono
    • Decisão
    • Escolha-múltipla
    • Codificação
    • Contexto espacial
  • Equipa de Investigação

• Projectos de Investigação em Curso

• Investigador FCT Investigator IF/00201/2013 – Bases neuronais da memória e da decisão
    • Prémios

• 2013 Investigador FCT IMM, FMUL, Portugal.
      • 2005 Bolsa de Pós-doutoramento FCT-Portugal
      • 1999 Bolsa de Doutoramento FCT-Portugal, Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina
      • 1999 Prémios de Licenciatura atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias:
      • 1993 Prémio Bernardo Lima: Biomatemática, Genética e Economia
      • 1993 Prémio Ildefonso Borges: Parasitologia e Doenças Parasitarias
      • 1993 Prémio Ferreira Lapa Award: Bioquímica, Microbiologia e Imunologia
    • Publicações Seleccionadas

• Wilson M, Varela C* and Remondes M * (2014) Phase regulation of limbic networks, Current Opinions in Neurobiology (invited review, in preparation for a special issue on "Brain rhythms and dynamic coordination").
      • Remondes M * and Wilson M (2014) Slow-gamma rhythms coordinate cingulate cortical responses to hippocampal sharp-wave ripples during choice behavior (under peer-review at Neuron).
      • Remondes M * and Wilson M (2013) Cingulate-Hippocampus Coherence and Trajectory Coding in a Sequential Choice Task, Neuron, 80(5), 1277-1289.
      • Remondes M and Schuman E M (2004) Role for a cortical input to hippocampal area CA1 in the consolidation of a long-term memory, Nature 431, 699-703.
      • Remondes M and Schuman E M (2003) Molecular Mechanisms Contributing to Long-Lasting Synaptic Plasticity at the Temporoammonic-CA1 Synapse, Learning and Memory 10, 247-252
      • Remondes M and Schuman E M (2002) Modulation of Plasticity and Spiking in CA1 Pyramidal Neurons by a Direct Cortical Input, Nature 416, 736-740.