Franco, Cláudio
Lab

Morfogenese Vascular

O sistema vascular permite a distribuição adequada de sangue e consequente fornecimento de oxigénio e nutrientes a todos os tecidos em vários organismos multicelulares. O sistema vascular é essencial para o desenvolvimento embrionário, o crescimento de tecidos e o processo de cicatrização. De especial interesse, muitas doenças que afectam o ser humano, como por exemplo retinopatia diabética, isquemia, acidente vascular cerebral e crescimento de tumores sólidos, surgem devido a má-formação e disfunção dos vasos sanguíneos.

A formação de uma rede vascular funcional requer a extensão dos vasos sanguíneos pré-existentes pelo processo de angiogénese de forma a alcançar os tecidos não vascularizados, e em simultâneo a remodelação do plexo vascular primitivo amorfo criado por angiogénese numa rede hierarquizada de artérias, veias e capilares. Estes dois processos são fortemente regulados pela comunicação molecular entre as células dos tecidos e as células endoteliais (as células que revestem os vasos sanguíneos). De especial relevância, começa agora a ser evidente que as células endoteliais necessitam de coordenar os seus comportamentos individuais para permitir a organização de uma rede vascular de forma coerente e funcional.

O laboratório de investigação "Morfogênese Vascular" tem por objetivo compreender os mecanismos moleculares que regulam o comportamento coordenando das células endoteliais durante as diferentes fases do processo de formação dos vasos sanguíneos.

Aumentar o nosso conhecimento sobre os mecanismos de regulação da morfogénese vascular irá certamente criar novas possibilidades de tratamento médico de várias doenças vasculares e melhorar o impacto das terapias existentes na saúde humana.

• Áreas de Investigação

• Encontrar novos reguladores da migração celular importantes para o processo de angiogénese
    • Regulação molecular da polaridade axial das célula endoteliais
    • Efeitos das forças hemodinâmicas no padrão da rede vascular
    • Descoberta de novas terapias anti-angiogénicas para bloquear o crescimento de tumores
  • Equipa de Investigação

• Projectos de Investigação em Curso

• 2013/2018 Investigador FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal.
      • 2013/2014 Decrypting SRF/MRTF-regulated transcriptome in endothelial tip cells. Fundação para a Ciência e a Tecnologia (EXPL/BEX-BCM/2258/2013)
    • Prémios

• 2013 Investigador FCT 2012
      • 2013 Prémio de Melhor Poster no "Gordon Research Conferences on Angiogenesis", Newport USA.
      • 2010 Marie Curie Intra-European Fellowship for Career Development.
      • 2006 Prémio de Melhor Poster "Printemps de la Cardiologie de la Sociéte Française de Cardiologie", Toulouse, França.
    • Publicações Seleccionadas

• Franco CA, Jones M, Geudens I, Bernabeu MO, Ragab A, Collins RT, Phng LK, Coveney PV, Gerhardt H. Dynamic endothelial cell rearrangements drive developmental vessel regression. PLoS Biol 13(4):e1002125.
      • Bernabeu MO, Jones M, Nielsen JH, Kruger T, Nash RW, Groen D, Hetherington J, Gerhardt H, Franco CA*, Coveney PV*. Computer simulations reveal complex distribution of haemodynamic forces in a mouse retina model of angiogenesis. J R Soc Interface. 2014 Oct 6;11(99). pii: 20140543; *co-last.
      • Bentley K, Franco CA, Philippides A, Blanco R, Dierkes M, Gebala V, Stanchi F, Jones J, Cagna G, Kutschera S, Claesson-Welsh L, Vestweber D, Gerhardt H. The role of differential VE-cadherin dynamics in cell rearrangement during angiogenesis. Nat Cell Biol. 2014 Apr;16(4):309-21.
      • Franco CA, Blanc J, Parlakian A, Blanco R, Aspalter IM, Kazakova N, Diguet N, Mylonas E, Gao-Li J, Vaahtokari A, Fruttiger M, Rosewell I, Mericskay M, Gerhardt H, Li Z. SRF selectively controls tip cell invasive behavior in angiogenesis. Development. 2013 Jun;140(11):2321-33.
      • Fraccaroli A, Franco CA, Rognoni E, Neto F, Rehberg M, Aszodi A, Wedlich-Söldner R, Pohl U, Gerhardt H, Montanez E. Visualization of endothelial actin cytoskeleton during angiogenesis in vivo. PLoS One. 2012; 7(10):e47488.
      • Stenzel D*, Franco CA*, Estrach S, Mettouchi A, Sauvaget D, Rosewell I, Schertel A, Armer H, Domogatskaya A, Rodin S, Tryggvason K, Collinson L, Sorokin L, Gerhardt H. Endothelial basement membrane limits tip cell formation by inducing Dll4/Notch signalling in vivo. EMBO rep. 2011 Oct 28;12(11):1135-43. *co-first.
      • Tammela T, Zarkada G, Nurmi H, Jakobsson L, Heinolainen K, Tvorogov D, Zheng W, Franco CA, Murtomäki A, Aranda E, Miura N, Ylä-Herttuala S, Fruttiger M, Mäkinen T, Eichmann A, Pollard JW, Gerhardt H, Alitalo K. VEGFR-3 controls tip to stalk conversion at vessel fusion sites by reinforcing Notch signaling. Nat Cell Biol. 2011 Oct;13(10):943-53.
      • Guarani V, Deflorian G*, Franco CA*, Krüger M, Phng LK, Bentley K, Toussaint L, Dequiedt F, Mostoslavsky R, Schmidt MH, Zimmermann B, Brandes RP, Mione M, Westphal CH, Braun T, Zeiher AM, Gerhardt H, Dimmeler S, Potente M. Acetylation-dependent regulation of endothelial Notch signalling by the SIRT1 deacetylase. Nature. 2011 May 12;473(7346):234-8. *co-second.
      • Jakobsson L, Franco CA, Bentley K, Collins RT, Ponsioen B, Aspalter IM, Rosewell I, Busse M, Thurston G, Medvinsky A, Schulte-Merker S, Gerhardt H. Endothelial cells dynamically compete for the tip cell position during angiogenic sprouting. Nat Cell Biol. 2010 Oct;12(10):943-53.
      • Franco CA, Mericskay M, Parlakian A, Gary-Bobo G, Gao-Li J, Paulin D, Gustafsson E, Li Z. Serum response factor is required for sprouting angiogenesis and vascular integrity. Dev Cell, 2008. Sep;15(3):448-61.