Falecimento do Professor Doutor João Lobo Antunes

Outubro 28, 2016

O Instituto de Medicina Molecular apresenta um profundo sentimento de pesar à Família do eminente Professor Doutor João Lobo Antunes.

O Instituto de Medicina Molecular, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, corporizados no Centro Académico de Medicina de Lisboa, nas pessoas dos seus dirigentes máximos, apresentam um profundo sentimento de pesar à Família do eminente Professor Doutor João Lobo Antunes.

O Professor Doutor João Lobo Antunes foi um vulto multidisciplinar, nacional e internacional, que abrangeu com sólido conhecimento e elevados dotes intelectuais áreas tão diversas, como as Neurociências, em particular a Neurocirurgia, e a Ética, entre demais. Brilhante académico, possuidor de uma invulgar cultura e de uma belíssima escrita, destacou-se como exímio Neurocirurgião e Mestre de gerações que dele herdaram a excelência, tendo sido um incansável e dedicado Médico junto dos seus doentes.

Chamado a tantos desafios e tão diferentes da vida pública e social, a todos respondeu com natural elegância, afabilidade no trato e empenho, garantindo o seu êxito e dando generosamente também aí impares contributos ao País.

A vida profissional do Professor João Lobo Antunes está espelhada de forma indelével nas nossas instituições, nas quais deixou páginas de excelência, seja na Faculdade de Medicina de Lisboa, como um dos mais notáveis Mestres desta prestigiada Escola Médica, quer no seu Hospital de Santa Maria, como um dos mais ilustres Neurocirurgiões de impar reputação internacional e, mais recentemente, no Instituto de Medicina Molecular, projecto da sua responsabilidade e que em pouco tempo viu reconhecida a sua capacidade e excelência internacional, como um dos mais conceituados e inovadores centros de investigação médica.

Nesta hora homenageamos o Homem invulgar, marcante da sua geração e destas instituições, que o perderam, mas que saberão manter vivo o seu excepcional legado.