O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e toda a sua comunidade manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da Professora Maria de Sousa, e endereça à Família e aos Amigos as mais sinceras e sentidas condolências.

Mulher, Cientista, Académica e figura ímpar na Sociedade, teve um impacto profundo na construção da comunidade científica portuguesa ao longo dos últimos 40 anos. Imunologista, dedicou-se ao estudo das propriedades de migração dos linfócitos, tendo desenvolvido a sua carreira científica no Porto, passando pelo Reino Unido, Escócia e nos Estados Unidos, por Nova Iorque e Boston. No seu regresso ao Porto, como Professora do ICBAS (Universidade do Porto), onde foi responsável por criar um Mestrado em Imunologia, no início dos anos 90, foi uma figura central na formação e aconselhamento de uma nova geração de cientistas que impulsionados pela visão de Mariano Gago seguiram carreiras científicas nos quatro cantos do mundo. Esta mesma geração tem hoje cientistas reconhecidos nas suas áreas, nas ciências da vida, muitos espalhados por diferentes países e muitos também que regressaram ao país e assumem hoje cargos de direção em alguns institutos de investigação nacionais.

Nas palavras de Maria Manuel Mota, diretora executiva do iMM: “Eu não seria Cientista se não fosse a Maria de Sousa”.

Maria do Carmo Fonseca, presidente do iMM: “Acutilante e sensível, quanto mais a ia conhecendo, maior a minha admiração e respeito pelo seu legado ao país e à humanidade!”

O seu inapreciável papel na Ciência e na Educação, deixa-nos um legado importantíssimo que continuará a inspirar gerações de cientistas.

Obrigado por tudo, Professora Maria de Sousa.