A Fundação Oriente vai equipar através de um donativo a unidade de testes de diagnóstico COVID-19, em operação no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e apoiar a constituição do Biobanco de COVID-19.

Este importante donativo servirá para adquirir equipamento que irá assim permitir automatizar o processo de preparação de amostras e PCR para deteção de material genético do vírus. Entre 1 de abril e 4 de maio, a Task Force de Diagnóstico implementada no iMM realizou mais de 10 400 testes, numa média de 355 testes diários e representando cerca de 3% de todos os testes realizados em Portugal.

Maria Manuel Mota, Diretora Executiva do iMM diz: “Este tem sido um esforço de uma equipa de 115 cientistas do iMM, liderados pela Vanessa Luís, Judite Costa e Miguel Prudêncio, que se dedicaram a esta Task Force no último mês e meio de forma a ajudar o país a ultrapassar esta situação. E agora que estamos a preparar-nos para uma nova realidade é importante procurar soluções que permitam a automatização dos processos implementados. É neste esforço conjunto que o apoio de instituições como a Fundação Oriente é essencial e muito bem-vindo”.

Carlos Monjardino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Oriente refere: “A situação com que o país e o mundo se defrontam exige um reforço dos meios para a investigação em ciência e da sua aplicação concreta no combate à pandemia de COVID-19. O iMM ao qual a Fundação Oriente está ligada desde a sua origem, é considerado em Portugal, uma das instituições de excelência nesta área. Por estas razões, decidiu a Fundação Oriente atribuir um donativo para o projeto de produção de testes de diagnóstico precoce e a constituição de um banco de amostras biológicas cujo estudo contribuirá para desenvolver novas estratégias terapêuticas para a COVID-19.

A Fundação Oriente é uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos. É membro fundador do European Foundation Centre (EFC), associação que congrega cerca de duas centenas das fundações mais importantes da Europa. É ainda membro fundador do Instituto de Medicina Molecular.