Morfogenese Vascular

O sistema vascular permite a distribuição adequada de sangue e consequente fornecimento de oxigénio e nutrientes a todos os tecidos em vários organismos multicelulares. O sistema vascular é essencial para o desenvolvimento embrionário, o crescimento de tecidos e o processo de cicatrização. De especial interesse, muitas doenças que afectam o ser humano, como por exemplo retinopatia diabética, isquemia, acidente vascular cerebral e crescimento de tumores sólidos, surgem devido a má-formação e disfunção dos vasos sanguíneos.

A formação de uma rede vascular funcional requer a extensão dos vasos sanguíneos pré-existentes pelo processo de angiogénese de forma a alcançar os tecidos não vascularizados, e em simultâneo a remodelação do plexo vascular primitivo amorfo criado por angiogénese numa rede hierarquizada de artérias, veias e capilares. Estes dois processos são fortemente regulados pela comunicação molecular entre as células dos tecidos e as células endoteliais (as células que revestem os vasos sanguíneos). De especial relevância, começa agora a ser evidente que as células endoteliais necessitam de coordenar os seus comportamentos individuais para permitir a organização de uma rede vascular de forma coerente e funcional.

O laboratório de investigação "Morfogênese Vascular" tem por objetivo compreender os mecanismos moleculares que regulam o comportamento coordenando das células endoteliais durante as diferentes fases do processo de formação dos vasos sanguíneos.

Aumentar o nosso conhecimento sobre os mecanismos de regulação da morfogénese vascular irá certamente criar novas possibilidades de tratamento médico de várias doenças vasculares e melhorar o impacto das terapias existentes na saúde humana.

Ana Figueiredo

ritaruaferreira@medicina.ulisboa.pt

Yulia Carvalho
yulia.carvalho@medicina.ulisboa.pt

• Encontrar novos reguladores da migração celular importantes para o processo de angiogénese
  • Regulação molecular da polaridade axial das célula endoteliais
  • Efeitos das forças hemodinâmicas no padrão da rede vascular
  • Descoberta de novas terapias anti-angiogénicas para bloquear o crescimento de tumores

2018-2021 FCT Research project - INVASIVELESS - PTDC/BIA-CEL/32180/2017 funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia

2018-2021 FCT Research project - Flow(in)DR - PTDC/MED-PAT/31639/2017 funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia

2018-2020 ERC Proof of Concept Grant - VECARE: ERC-POC-2018-825508 funded by the European Research Council

2017-2022 Transatlantic Network of Excellence - ATTRACT funded by Fondation Leducq

2016-2021 ERC Starting Grant - AXIAL.EC - GA679368 - H2020 funded by the European Research Council

Prémios

• 2018 Postdoctoral Researcher Contract - Junior Level funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia to Francisca Vasconcelos
  • 2018 Marie Skłodowska-Curie Individual Postdoctoral Researcher Fellowship funded by the European Research Council to Marie Ouarné
  • 2013 FCT Investigator 2012 funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia to Claudio Franco
  • 2013 Award Best Poster at Gordon Research Conferences on Angiogenesis (Newport, USA) to Claudio Franco
  • 2010 Marie Curie Intra-European Fellowship for Career Development to Claudio Franco
  • 2006 Award Best Poster at Meeting "Printemps de la Cardiologie de la Sociéte Française de Cardiologie" (Toulouse, France) to Claudio Franco

- Carvalho JR, Fortunato IC, Fonseca CG, Pezzarossa A, Barbacena P, Dominguez-Cejudo MA, Vasconcelos FF, Santos NC, Carvalho FA, Franco CA. Non-canonical Wnt signaling regulates junctional mechanocoupling during angiogenic collective cell migration. Elife. 2019 Jun 27;8. pii: e45853. doi: 10.7554/eLife.45853.

- Barbacena P, Ouarné M, Haigh JJ, Vasconcelos FF, Pezzarossa A, Franco CA. GNrep mouse: A reporter mouse for front-rear cell polarity. Genesis. 2019 Jun;57(6):e23299. doi: 10.1002/dvg.23299. Epub 2019 Apr 16.

- Hikita T, Mirzapourshafiyi F, Barbacena P, Riddell M, Pasha A, Li M, Kawamura T, Brandes RP, Hirose T, Ohno S, Gerhardt H, Matsuda M, Franco CA, Nakayama M. PAR-3 controls endothelial planar polarity and vascular inflammation under laminar flow. EMBO Rep. 2018 Sep;19(9). pii: e45253. doi: 10.15252/embr.201745253. Epub 2018 Jul 17.

- Bernabeu MO, Jones ML, Nash RW, Pezzarossa A, Coveney PV, Gerhardt H, Franco CA. PolNet: A Tool to Quantify Network-Level Cell Polarity and Blood Flow in Vascular Remodeling. Biophys J. 2018 May 8;114(9):2052-2058. doi: 10.1016/j.bpj.2018.03.032.

- Franco CA, Gerhardt H. Morph or Move? How Distinct Endothelial Cell Responses to Blood Flow Shape Vascular Networks. Dev Cell. 2017 Jun 19;41(6):574-576. doi: 10.1016/j.devcel.2017.06.008. Review.

- Franco CA, Jones ML, Bernabeu MO, Vion AC, Barbacena P, Fan J, Mathivet T, Fonseca CG, Ragab A, Yamaguchi TP, Coveney PV, Lang RA, Gerhardt H. Non-canonical Wnt signaling modulates the endothelial shear stress flow sensor in vascular remodeling. eLIFE 2016 Feb 4;5. pii: e07727.

- Wilhelm K, Happel K, Eelen G, Schoors S, Oellerich MF, Lim R, Zimmermann B, Aspalter IM, Franco CA, Boettger T, Braun T, Fruttiger M, Rajewsky K, Keller C, Brüning JC, Gerhardt H, Carmeliet P, Potente M FOXO1 couples metabolic activity and growth state in the vascular endothelium. Nature. 2016 Jan 14;529(7585):216-20.

- Franco CA, Jones M, Geudens I, Bernabeu MO, Ragab A, Collins RT, Phng LK, Coveney PV, Gerhardt H. Dynamic endothelial cell rearrangements drive developmental vessel regression. PLoS Biol 13(4):e1002125.

Cláudio Areias Franco